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Esportivos de Porsche, Audi e BMW são destaque no ranking Folha-Mauá

Um dos slogans mais conhecidos do mundo automotivo diz que "potência não é nada sem controle", sugerindo que pneus de qualidade são fundamentais.

No caso da Audi RS6, há potência (são 560 cv), pneus enormes (285/30 R21) e tração nas quatro rodas, um elemento protagonista na conquista do título de carro mais rápido da edição 2016 do Ranking Folha-Mauá.

A proeza remete a 1996, quando outra perua Audi, a RS2, foi a mais rápida na primeira edição do teste. Nascia ali o conceito de superesportivo de família, seguido posteriormente por marcas como Mercedes, BMW e Jaguar.

A Audi também se destacou com o hatch médio RS3, segundo colocado nas provas de aceleração. A BMW colocou dois de seus modelos entre os mais velozes: o cupê M2 e o sedã M3.

Contudo, há um intruso entre os modelos da Audi e da BMW nas medições de desempenho. Com um motor quatro cilindros e tração traseira, o Porsche 718 Boxster superou rivais mais potentes e ainda conseguiu uma boa marca em consumo.

NOVOS TEMPOS

O resultado pode aplacar a queixa dos entusiastas da marca, que vinham lamentando a aposentaria dos tradicionais motores de seis cilindros da Porsche. A chegada dos motores menores e turbinados é definitiva, devido à necessidade de reduzir as emissões de poluentes.

A prova de que nada supera a eficiência do turbo está nas marcas de consumo rodoviário dos modelos Audi A1 e Mini Cooper (modelo de origem inglesa que hoje é produzido pela BMW). Os compactos esportivos obtiveram resultados semelhantes ao de modelos populares, sem abrir mão de alta performance.

PASSEIO DE LUXO

O BMW Série 7 convida para um passeio em que o proprietário não assume o volante. Sua pegada de limusine induz ao uso do banco traseiro, que pode ser reclinado como uma poltrona da classe executiva de aviões.

Ali é possível optar por diferentes tipos de massagem enquanto se assiste a um vídeo em telas de alta resolução. Tudo é comandado por um tablet Samsung instalado entre os assentos.

Mas se quem desembolsou R$ 710 mil pelo carro quiser colocar as mãos na direção, não irá se arrepender. O 750i foi o modelo de luxo mais rápido do ano, chegando aos 100 km/h em cinco segundos. Seu motor 4.4 V8 (450 cv) é o responsável pela proeza.

Editoria de Arte/Folhapress
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