Publicidade

Carro elétrico autônomo antevê acidente e escapa de colisão

A Tesla ensaia a volta por cima de seu sistema autônomo de direção. Após receber críticas por um acidente com morte ocorrido em maio, um dos carros elétricos da empresa de Elon Musk aparece em vídeo como o salvador de um outro motorista.

A filmagem, feita em uma rodovia na Holanda por uma câmera de bordo, é atribuída a Hans Noordsij. Ele fez a divulgação em uma rede social.

Caro autônomo escapa de acidente

As imagens mostram como o sedã elétrico Tesla Model S, que seguia no modo Autopilot, antevê uma colisão adiante e consegue reduzir a velocidade até parar, evitando se envolver no acidente. Os sensores percebem o deslocamento do carro adiante e também "vê" que há um outro parado na via.

O sistema Autopilot recebe atualizações online, como um smartphone. Melhorias têm sido feitas desde que Joshua Brown morreu após seu Tesla Model S colidir em um caminhão. O acidente ocorreu em um cruzamento da Flórida.

A Tesla sempre ressalta que seu sistema de condução autônoma está em fase experimental: o Autopilot não dispensa a presença do motorista em seu posto. O mesmo ocorre com outros carros dotados de tecnologias semi-autônomas, como o Mercedes Classe E e o Volvo XC90.

Os equipamentos que detectam risco de colisão utilizam sensores que leem faixas no asfalto e sinais de trânsito, reconhecem as rotas via GPS e detectam a desaceleração de veículos ao redor, bem como o deslocamento lateral. Portanto, precisam de fatores externos ao veículo para funcionarem, o que é um entrave para a aplicação da tecnologia.

Divulgação
Tesla Dual Motor Model S ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Sedã elétrico Tesla Model S

Os carros da Tesla estão à venda no Brasil, sob encomenda. São importados pela empresa Elektra . O sistema Autopilot chega em 2017.

Publicidade
Publicidade
Publicidade