Publicidade

Nova picape Nissan Frontier chega ao Brasil importada do México

Picapes Nissan são veteranas no mercado nacional. As primeiras unidades chegaram nos anos 1990, trazidas por importadores. Chamavam-se simplesmente Pick-up e eram símbolo de status para uma elite rural deslumbrada com cabines duplas.

O público-alvo foi mantido, mas o utilitário de hoje em nada remete ao passado.

A geração atual da picape média de origem japonesa -que se chama Frontier desde 1998- chega ao mercado importada do México, em versão única. O preço sugerido é de R$ 166,7 mil.

O modelo tem novo motor 2.3 turbodiesel (190 cv) e sistema de tração 4X4 com acionamento eletrônico.

Outras opções virão quando começar a produção na Argentina, em maio de 2018. A Nissan fará sua picape em parceria com Mercedes-Benz e Renault -cada marca terá um utilitário próprio.

Motorista e quem vai a seu lado viajam em bancos amplos na Frontier, com ajustes elétricos. Na segunda fila, o desconforto típico das picapes médias é atenuado pelo sistema de suspensão multibraço instalado no eixo traseiro. em vez de feixes de molas comuns em veículos parrudos, há um conjunto típico de carros de passeio.

"Picapes pulam, e esse desconforto é pior para quem viaja no banco de trás", diz Alan Ponce, gerente de produto na Nissan. Ele reconhece que a geração anterior pecava nesse quesito -por isso, houve tanta preocupação em deixar a picape atual menos sensível a sacolejos.

A estrutura reforçada é fundamental para conter as duas toneladas da Frontier. Reforços reduzem a torção da carroceria e aproximam a Nissan de utilitários de luxo.

Esse refinamento é o caminho natural das picapes de seu porte, que, além de brigarem entre si, concorrem com SUVs de marcas premium e apelo mais urbano. Mas há outro item igualmente importante que é um ponto fraco dessa picape: a segurança passiva.

A Nissan traz apenas os airbags frontais obrigatórios por lei. Rivais do porte de Ford Ranger (a partir de R$ 143,5 mil na versão 4X4 com motor a diesel) e de Toyota Hilux SRX (R$ 190 mil) trazem bolsas infláveis laterais, além de uma que protege o joelho do motorista em caso de colisão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade