Publicidade

Volvo V40 oferece mais luxo para fazer frente ao prestígio do Mercedes A200

Os hatches médios de luxo foram os carros da moda nos anos 1990. Audi A3 e BMW 318i Compact eram as opções mais em conta para aqueles que queriam colocar um carro premium na garagem.

O mercado mudou: quem deseja entrar no mundo dos carros chiques tem optado por utilitários, sem considerar que ainda há opções interessantes entre veículos de alta classe e menor porte.

Volvo V40 e Mercedes A200 mostram a evolução desses hatches. O primeiro, produzido na Suécia, é importado em três versões, com preço a partir de R$ 137 mil. O segundo tem origem alemã e é vendido por R$ 150 mil.
Ambos trazem motores turbo, mas só o A200 é flex, podendo ser abastecido com etanol ou gasolina.

COURO CARAMELO

O Volvo V40 foi avaliado na versão intermediária Momentum (R$ 154 mil). A montadora caprichou no pacote de equipamentos: bancos de couro na cor caramelo (com regulagem elétrica para o motorista), painel digital e oito alto-falantes melhoram a experiência a bordo.

A qualidade percebida não se traduz em vendas. Apenas 125 unidades do hatch foram emplacadas no primeiro semestre de 2017. A explicação, mais uma vez, está no sucesso dos SUVs. Jipinhos e jipões são prioridade na hora de definir o mix de carros no país.

Por não fabricar carros de passeio no Brasil -embora faça caminhões nos Estados de São Paulo e do Paraná-, a Volvo perde direito a benefícios fiscais que permitem reduzir a tributação dos importados. A marca trabalha com volumes baixos e por isso aposta na exclusividade.

"Nosso cliente escolheu não comprar o que todo mundo compra", diz André Teixeira, diretor de marketing da Volvo Cars Brasil.

Além de produzir veículos pesados, a Mercedes monta automóveis no país desde 1999. O primeiro foi justamente o antigo Classe A. Era então um monovolume, que vendeu pouco. O carro atual tem outra proposta.

Ao tornar-se um hatch clássico, o A200 evoluiu em dirigibilidade. É feito para quem curte pegar estradas sinuosas, sempre pronto a retomar velocidade e grudado ao asfalto. Aproveita a imagem construída pela AMG, divisão de esportivos da montadora.

"Vendemos 530 AMGs no ano passado e estimamos um crescimento bastante significativo em 2017", afirma Dirlei Dias, gerente sênior de vendas da Mercedes do Brasil. O modelo mais em conta dessa linha é também um Classe A, na versão A45. Tem 381 cv de potência e custa a partir de R$ 310 mil.

Não há uma opção tão forte do V40, nem tão cara. Sua boa fama vem dos itens de segurança desenvolvidos pela Volvo, como o sistema eletrônico que movimenta os encostos dos bancos dianteiros para evitar o "efeito chicote" em colisões -situação em que o movimento abrupto do corpo pode resultar em lesões na coluna cervical.

Na pista de testes, o hatch sueco foi mais rápido que o rival alemão, mas com diferença menor do que o esperado. A resposta está na balança: embora tenha 190 cv (contra 156 cv do A200), o V40 é 159 kg mais pesado.
Os carros empatam em outras características, como espaço no banco traseiro (ruim em ambos) e conectividade.

Embora tenha a vantagem do motor flex, o A200 fica em desvantagem por parecer menos luxuoso que o rival sueco. A Volvo não oferece tantas opções no país e por isso se esforça para agradar seu público. Acaba entregando mais por preço equivalente e leva a melhor nesse teste.

MERCEDESA200 FF

MOTOR Dianteiro, flex, turbo, 1.595 cm3

POTÊNCIA 156 cv (e/g) a 5.300 rpm
TORQUE 25,5 kgfm (e/g) entre 1.250 rpm e 4.000 rpm
CÂMBIO Automático, sete marchas
PORTA-MALAS 341 litros
PESO 1.395 kg
PNEUS 225/45 R17
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 8,7s (e) e 9,2s (g)
RETOMADA (80 a 120 km/h) 5,6s (e) e 6,3s (g)
CONSUMO URBANO 8,2 km/l (e) e 10,4 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 12,5 km/l (e) e 16,4 km/l (g)
PREÇO R$ 149,9 mil

VOLVO V40 MOMENTUM

MOTOR Dianteiro, a gasolina, turbo, 1.969 cm3

POTÊNCIA 190 cv a 4.700 rpm
TORQUE 30,6 kgfm entre 1.300 e 4.000 rpm
CÂMBIO Automático, seis marchas
PORTA-MALAS 324 litros
PESO 1.554 kg
PNEUS 225/40 R18
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 8,0s
RETOMADA (80 a 120 km/h) 5,3s
CONSUMO URBANO 8,9 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 15,1 km/l
PREÇO R$ 153.950

Publicidade
Publicidade
Publicidade