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Aprenda a identificar vazamentos no seu carro

Olhe para o chão de onde você costuma deixar o carro estacionado. Ele é o dedo duro de eventuais vazamentos em seu veículo. Achou uma mancha? É água ou óleo? Tem cor? E o cheiro?

As respostas são fundamentais para identificar e descobrir a proveniência do problema no automóvel.

"Um vazamento prematuro não será detectado pelo carro, por mais moderno que ele seja. Então, é importante observar o local onde se costuma parar o veículo e mantê-lo sempre limpo", diz Gerson Burin, coordenador do Cesvi Brasil/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Após ser identificada a origem da falha, o conserto deve ocorrer o quanto antes.

"Se for um vazamento de combustível, por exemplo, há riscos de incêndio por causa das partes quentes do carro. Pode ser também algo relacionado ao sistema de freios, ou seja, é preciso procurar uma oficina de imediato", afirma Burin, que alerta também para os cuidados que podem impedir vazamentos. "Evite lavar o motor e usar substâncias agressivas que deterioram borrachas e mangueiras, como óleo diesel e querosene."

Os custos de uma eventual manutenção variam muito de acordo com a área afetada. "O preço de mão de obra é o que mais pesa. Dependendo do carro, a bomba d'água do radiador está atrelada à correia dentada, por exemplo. Por isso, o valor de manutenção será maior", afirma Jackson Ferraz, dono da JK Auto Mecânica.

Luciano Veronezi/Folhapress

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COMO RECONHECER O PROBLEMA?

Sistema de arrefecimento (reservatório e circuito da água do radiador)

Causas dos vazamentos
>> mangueiras ressecadas
>> braçadeiras danificadas
>> radiador furado
>> tampa do reservatório mal encaixada ou deformada
>> rachadura do recipiente do líquido de arrefecimento
>> bomba d'água danificada

Como identificar
>> Pela coloração do aditivo, que costuma ser amarelada, avermelhada ou esverdeada. Sua viscosidade é semelhante a da água
>> Se houver água pura no reservatório, é preciso ver se há indícios de líquido com cor de ferrugem no chão da garagem
>> Com o motor quente, dá para reparar se há vapor no cofre do motor, que também indica vazamento no sistema de arrefecimento
>> Há também um pequeno radiador na cabine, alojado no painel. Ele garante o aquecimento do ar. Se estiver com problema, o vazamento ocorrerá sobre o carpete, do lado do passageiro

Custos de manutenção: R$ 50 a R$ 430

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Óleos lubrificantes

Causas dos vazamentos
>> Filtro de óleo mal rosqueado ou borracha de vedação ressecada
>> Desgaste das juntas do cárter (reservatório em que o óleo é armazenado) ou da tampa de válvulas
>> Problema no sistema de direção hidráulica (podem surgir vazamentos na bomba, nas mangueiras ou na própria caixa)
>> Caixa de marchas defeituosa

Como identificar
>> O óleo do motor tem tons que variam do âmbar ao marrom ou preto
>> Os óleos da direção hidráulica e da transmissão automática têm cor avermelhada
>> O óleo da transmissão manual é amarelo e viscoso

Custos de manutenção: R$ 50 a R$ 320

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Combustível

Causas dos vazamentos
>> Filtro de combustível mal conectado ou com defeito
>> Mangueiras que vão do tanque ao cofre do motor com algum dano
>> Retentores dos bicos injetores danificados

Como identificar
>> O cheiro forte de combustível é o principal indicativo. Esse tipo de vazamento deve ser sanado de imediato, por haver risco de incêndio. O carro tem que ser rebocado até a oficina

Custos de manutenção: R$ 50 a R$ 180

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Fluido de freio

Causas dos vazamentos
>> Rompimento ou má conexão nos tubos flexíveis
>> Fissuras ou problemas de encaixe nas tubulações metálicas
>> Dano nos retentores do reservatório de fluido, sob o capô

Como identificar
>> Sua cor varia de transparente a marrom. O líquido é mais escorregadio do que o óleo do motor. Esse tipo de fluido é muito agressivo para a pintura da carroceria e também pode deteriorar áreas metálicas e borrachas

Custo de manutenção: R$ 30 a R$ 180

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Reservatório do limpador de para-brisas

Causas dos vazamentos
>> Problemas na bomba elétrica
>> Conectores das mangueiras mal encaixados

Como identificar
>> Sinais de água pura ou água com sabão neutro no cofre do motor ou no piso da garagem

Custo de manutenção: a partir de R$ 5

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E a água que sai do ar-condicionado?
Poças de água que surgem logo após desligar o carro podem ser ocasionadas pela condensação do ar no sistema de refrigeração da cabine. Há um dreno sob o carro que elimina esse líquido. É o único vazamento normal, que não representa qualquer dano ao veículo

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