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Honda CG 2018 chega ao mercado com mudanças no sistema de freios

Com 41 anos de estrada, a Honda CG apresenta seu modelo 2018 com ciclística aprimorada e pequenas mudanças visuais. As alterações reforçam a segurança.

A motocicleta, amplamente usada para frete urbano, lidera as vendas no Brasil. Até setembro de 2017, a família CG respondeu por 74,27% de todo o mercado de duas rodas. Segundo a Fenabrave, foram 195.148 unidades emplacadas nestes nove meses.

A Folha avaliou a nova CG 160 fora de seu habitat, em um circuito fechado no interior de São Paulo. Apesar da baixa cilindrada, surpreendeu pelo rodar suave e ágil.

A maior novidade da linha 2018 aparece na versão Start, que passa a ter frenagem combinada (CBS) no simplório sistema a tambor. Antes, o item só estava disponível nas opções mais caras, com freios a disco.
Funciona assim: ao acionar o pedal de freio traseiro, o CBS distribui parte da força aplicada à roda da frente.

Em pesquisa feita em São Paulo no evento Motocheckup, em maio, o freio traseiro foi o item que teve maior índice de reprovação: 32% das motocicletas avaliadas tinha problema nessa peça.

"A dosagem correta na frenagem das motos fica em torno de 70% na dianteira e de 30% atrás, que atua como um 'leme'. Muitos motociclistas pouco usam o freio dianteiro, o que compromete a segurança", diz Alfredo Guedes, engenheiro da Honda.

DOIS CABOS

O sistema CBS é mecânico na CG Start: funciona com dois cabos ligados a uma alavanca. Ao pressionar ao máximo o pedal de freio traseiro, o equipamento transmite até 34% da força para a roda da frente. A 80 km/h, as paradas foram seguras.

Demais mudanças na versão Start aparecem nas rodas raiadas com acabamento fumê e nas lentes transparentes dos piscas laterais. O mostrador digital poderia oferecer relógio e conta-giros, itens que a versão Fan acaba de receber. Na Titan, versão mais cara da linha CG, o mostrador tem fundo "Blackout".

Com potência de 15,1 cv usando etanol –as versões Fan e Titan são flex–, a CG 160 encarou bem os aclives da pista, com disposição em retomadas e acelerações.
A CG 160 Start só aceita gasolina e tem preço sugerido de R$ 7.990. A Fan custa R$ 8.990, e a Titan, R$ 10.190. Todas as opções têm garantia de três anos.

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