Publicidade

Sedãs ficarão maiores na linha 2018

A Fiat apresentou as primeiras fotos do novo Cronos, versão sedã do Argo. O carro, que será fabricado em Córdoba (Argentina), segue a tendência de crescimento de modelos que, no passado, eram veículos pequenos.

Seu comprimento é estimado em 4,50 metros, próximo ao do Volkswagen Virtus (4,48 metros), que será o principal concorrente. Ambos chegam às concessionárias no primeiro trimestre de 2018.

Há 20 anos, o primeiro Honda Civic produzido no Brasil, então considerado um sedã médio, tinha 4,45 metros e menos espaço interno que os novos "compactos". Os sedãs pequenos da época, como o Chevrolet Corsa, não tinham mais que 4 metros.

APRESENTAÇÃO SECRETA

A Fiat exibiu o Cronos o para jornalistas em um galpão na zona sul de São Paulo. Os celulares foram confiscados para que não houvesse fotos além das previamente divulgadas pela montadora.

A versão exibida foi a 1.8 Precision, com câmbio automático de seis marchas.

A avaliação estática serviu para observar as diferenças de estilo entre o sedã e o hatch Argo. A traseira do novo carro remete ao italiano Alfa Romeo Giulia e faz o Cronos não parecer ser somente uma extensão do "irmão".

"Meu desafio foi fazer um novo sedã, e não um Argo sedã", disse Peter Fassbender, chefe de design do grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis).

A dianteira do Cronos tem para-choque, grade em formato colmeia e filetes cromados exclusivos.

Os faróis são iguais aos do Argo, mas o capô do sedã é mais baixo e inclinado.

A Fiat não quis divulgar o tamanho do porta-malas do Cronos, mas garante que há mais de 500 litros disponíveis para bagagens. O espaço no banco traseiro é generoso, embora o perfil baixo do teto prejudique ocupantes com mais de 1,85 metro.

A versão mais em conta do novo sedã deverá custar a partir de R$ 55 mil. O motor será o 1.3 flex (109 cv) que já equipa Uno e Argo. A versão topo da linha Cronos será a Precision 1.8 (139 cv), com valor estimado em R$ 80 mil.

Itens como direção elétrica e sistema start-stop (que desliga o motor em paradas no semáforo) serão de série em todas as versões. Controles de estabilidade estarão disponíveis a partir da versão 1.3 com caixa automatizada.

NOVOS MODELOS

Há mais sedãs compactos a caminho no próximo ano. A Honda prepara a atualização do City, que estreia no primeiro semestre. As principais novidades serão visuais, com mudanças no desenho frontal e em detalhes de acabamento na cabine.

A Toyota terá o Yaris, que será produzido em Sorocaba (a 99 quilômetros de São Paulo). Além da versão sedã, a marca japonesa terá a opção hatch. A apresentação ao público deve ocorrer em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

A Kia também trará duas opções de carroceria do compacto Rio, importado do México. A estreia deve acontecer no segundo trimestre de 2018.

Publicidade
Publicidade
Publicidade