Publicidade

Jipão da Volvo bate recorde de economia no Ranking Folha-Mauá

Um carro que tem 2.350 quilos –o dobro do peso de carro compacto– e tem quase cinco metros de comprimento é o mais econômico entre todos que já passaram pelas medições do Teste Folha-Mauá.

Divulgação
Volvo XC90 T8 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Volvo XC90 T8, modelo hibrido que também pode ser recarregado na tomada

O novo recorde cabe ao Volvo XC90 T8, que registrou a média de 29,4 km/l de consumo rodoviário. Com esse resultado, o modelo supera o Toyota Prius 2014 (24,2 km/l) e é capaz de percorrer 1.470 quilômetros na estrada com um tanque, que tem 50 litros.

O resultado se deve à tecnologia híbrida plug-in: além de combinar o motor a combustão a um outro, elétrico, o carro pode ser recarregado na tomada.

A percepção de que o Volvo tinha chances de ser o mais econômico surgiu assim que o carro chegou à garagem da Folha. O silêncio indicava que apenas o motor elétrico estava em funcionamento. O carro é capaz de percorrer 35 quilômetros dessa forma, sem queimar combustível.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress
MAUA - UTILITARIOS MEDIOS E GRANDES
MAUA - UTILITARIOS MEDIOS E GRANDES

O motor a gasolina entra em ação sempre que se precisa de mais potência, enquanto o elétrico ajuda a economizar em subidas ao oferecer força extra. A combinação dessas tecnologias gera 407 cv, suficiente para garantir também uma boa colocação nas provas de desempenho.

"Queremos ter todos os veículos novos da marca eletrificados a partir de 2019 e vender de 1 milhão de unidades com tecnologias limpas até 2025", afirma Leandro Teixeira, diretor de marketing da Volvo Cars no Brasil.

O Brasil é parte importante dessa estratégia, mas a montadora aguarda a definição do novo programa de incentivo para veículos "verdes", que fará parte do plano Rota 2030, a ser anunciado pelo governo.

"A única certeza que temos é o fim do Inovar-Auto em 31 de dezembro. Sobre o programa que irá substituí-lo, ainda existe muita indefinição", diz Teixeira.

*

Campeão de venda vai bem na estrada

O Jeep Compass é o utilitário mais vendido atualmente no mercado nacional. Sua versão a diesel (a partir de R$ 142,8 mil) foi a mais econômica na estrada, de acordo com o Teste Folha-Mauá.

O luxuoso —e caro— Mercedes-Benz GLS 350D (R$ 470 mil) foi superior em desempenho, embora tenha 2.455 quilos.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress
MAUA - UTILITARIOS A DIESEL
Publicidade
Publicidade
Publicidade