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Jipinho da Chevrolet é o mais rápido da categoria no Ranking Folha-Mauá

O segmento dos utilitários compactos foi o que mais apresentou novidades em 2017, com 20 novos modelos passando pela pista de testes.

A moda se confirma pelos números de venda: 371 mil jipinhos e jipões foram emplacados entre janeiro e novembro deste ano, de acordo com os números da Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de automóveis.

Na pista, o resultado comprova a eficiência dos motores turbo: o Chevrolet Tracker 1.4 flex (153 cv de potência) dominou as provas de aceleração e retomada e obteve bons números nas avaliações de consumo na cidade e na estrada. Contudo, o mais econômico do ano foi o nipo-brasileiro Nissan Kicks.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress
MAUA - UTILITARIOS COMPACTOS
MAUA - UTILITARIOS COMPACTOS

O motor 1.6 flex (114 cv) do jipinho urbano produzido em Resende (RJ) gastou menos gasolina do que alguns dos carros populares avaliados ao longo do ano. Boas médias foram obtidas tanto na versão equipada com câmbio manual quanto na opção automática do tipo CVT, que simula seis marchas.

O Hyundai Creta, que foi o mais vendido do segmento de jipinhos urbanos em novembro, foi avaliado na versão 2.0 flex (166 cv). Andou bem, mas não o suficiente para superar o utilitário da Chevrolet.

O consumo do modelo de origem sul-coreana também foi mais alto que o dos rivais, o que deixou o Creta fora do top três nessa categoria.

CHINÊS ECONÔMICO

O importado chinês JAC T40 bem na prova de consumo urbano com gasolina e desbancou alguns dos campeões em venda do segmento. Outro ponto positivo do carro é o preço sugerido pela fabricante, que parte de R$ 57 mil. São cerca de R$ 20 mil a menos que o pedido pelos rivais diretos no Brasil.

Renovado, o Ford EcoSport demonstrou disposição nas provas de retomada, conquistando o terceiro lugar tanto com etanol quanto com gasolina. Os números correspondem à opção 2.0 flex (176 cv) com o novo câmbio automático de seis marchas, que substitui a caixa de dupla embreagem.

METODOLOGIA

O teste Folha-Mauá é uma parceria entre a Folha e o Instituto Mauá de Tecnologia. As medições, com instrumentos de precisão, são feitas desde 1996. Os dados são aferidos em pista fechada. O consumo tem duas etapas: a primeira, com velocidade constante de 100 km/h, simula um percurso rodoviário. A segunda é feita em circuito urbano.

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