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Carro 1.0 evolui em consumo, segundo Teste Folha-Mauá

O Ranking Folha-Mauá 2017 acompanha o fechamento de um ciclo: chega ao fim o Programa Inovar-Auto, que vinculou incentivos fiscais a metas de eficiência energética. Entre erros e acertos, o regime automotivo que durou cinco anos tem o mérito de acelerar a chegada de motores e tecnologias mais limpas.

A evolução é percebida na comparação entre os resultados de 2012 –ano em que o plano de metas foi apresentado– e os números atuais. Os carros populares apresentam as maiores variações.

Há cinco anos, o Renault Clio foi o carro 1.0 mais econômico na cidade, com média de 12,5 km/l com gasolina no tanque. Em 2017, esse posto ficou com o Fiat Argo Drive: 15,1 km/l.

Também houve evolução no desempenho. Em 2012, o Clio também assumiu a dianteira entre os populares ao acelerar de zero a 100 km/h em 15,2s. Neste ano, o mais ágil foi outro Renault, o Kwid, que cumpriu a prova em 13,5s. Ambos estavam abastecidos 100% com etanol.

A tendência de utilizar o turbo para se extrair mais potência de motores pequenos era restrita a carros que custavam mais de R$ 80 mil em 2012. Hoje, modelos com preço abaixo de R$ 60 mil já trazem essa tecnologia.

Graças à turbina, o compacto Volkswagen Polo 1.0 TSI se destaca nas provas de desempenho e consumo do ranking de 2017. A empresa segue lançando modelos dotados dessa tecnologia.

"Em janeiro, a empresa vai lançar o sedã Virtus. Com a chegada desse carro, quase a metade do nosso portfólio terá opção de motor turbo", diz José Loureiro, gerente-executivo de desenvolvimento de veículo da Volkswagen.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress
MAUA - POPULARES 1.0 SEM TURBO

A evolução dos motores é comprovada também pelo baixo consumo das opções 1.3 e 1.4 flex da Fiat e da Chevrolet. Os modelos Argo e Onix foram os veículos mais econômicos entre os compactos, obtendo médias acima de 20 km/l na estrada quando abastecidos com gasolina.

O mercado aguarda o anúncio do próximo regime automotivo, o Rota 2030. O que se espera agora são regras que beneficiem modelos híbridos ou 100% elétricos. Hoje, soluções não poluentes se restringem a carros caros.

Editoria de Arte/Folhapress
MAUA - COMPACTOS SEDÃS E HATCHES
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