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Após desistir de fábrica baiana, chinesa JAC vai montar carros em Goiás

A chinesa JAC Motors, enfim, terá uma fábrica no Brasil. A linha de produção será no Estado de Goiás. A montadora não confirma, mas a cidade escolhida será Itumbiara, no local onde o grupo HPE chegou a montar unidades do utilitário compacto Suzuki Jimny, entre 2013 e 2015.

Será feito um investimento de R$ 200 milhões nas novas instalações, com início da operação previsto para 2019. O SUV compacto T40 será o primeiro modelo montado no país, em regime CKD —o carro virá em partes da China.

De acordo com a JAC, serão gerados 820 empregos diretos e indiretos. A planta terá capacidade para produzir 35 mil unidades ao ano. A apresentação do protocolo de intenções ao governador Marconi Perillo foi feita em Goiânia nesta segunda (18).

Em nota, Sergio Habib, presidente do grupo importador SHC, afirma que a JAC Motors registra 40% de aumento nas vendas em 2017 contra 11% de todo o mercado.

"Para 2018, devemos dobrar o volume de 2017, chegando a 8 mil unidades", diz o executivo.

Em agosto de 2011, a JAC Motors anunciou que construiria uma fábrica no Brasil. Seriam investidos cerca de R$ 900 milhões na produção de modelos compactos, como o J3. A capacidade chegaria a 100 mil carros por ano, com geração de 3.000 empregos diretos. Um mês após o anúncio, mudanças nas regras de importação sobretaxaram veículos importados e afetaram as operações da marca chinesa.

A montadora parecia conseguir levar o plano de produção local adiante. Em novembro de 2011, confirmou que a linha de produção ficaria na cidade baiana de Camaçari, tendo recebido incentivos e acesso a financiamento do Banco do Nordeste e do BNDES.

Entre idas e vindas, houve o início do programa Inovar-Auto e a retração do mercado. As vendas despencaram e só começaram a reagir neste ano. A JAC Motors, que em março de 2011 abriu 50 concessionárias em um mesmo dia, tem hoje cerca de 30 lojas.

Os planos da fábrica baiana foram totalmente descartados no início de 2017, mas a empresa ainda precisa de um local para montar carros. A marca chinesa já havia recebido incentivos do programa Inovar-Auto, e agora precisa dar a contrapartida. Se isso nçao ocorrer, estará sujeita a pagar multa milionária aos cofres públicos.

Além do T40, o SUV médio T5 —ou a geração que irá substituí-lo— também está nos planos da JAC para a montagem em Goiás. A empresa vai focar sua linha no Brasil nos utilitários.

Recentemente, o grupo Caoa assumiu as operações da Chery no Brasil. Com isso, duas marcas de origem chinesa passarão a produzir carros no país.

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