Publicidade

Salão do Automóvel

Renault apresenta protótipo autônomo para seis passageiros

A Renault exibe o protótipo autônomo e elétrico EZ-Go no Salão de Genebra, na Suíça.

Com 6,20 metros de comprimento, o carro futurista tem ares de van para transporte público em áreas urbanas. O acesso à cabine é feito por uma porta frontal com rampa e há uma grande área envidraçada na carroceria.

Há espaço para seis passageiros, transportados a uma velocidade máxima de 50 km/h.

"Isso indica que pretende ser um veículo urbano, que surge como alternativa para quem não pode ou não faz mais questão de conduzir um automóvel", diz Ali Kassai, vice-presidente de planejamento de produtos da montadora francesa. Ele afirma que estão sendo feitos testes na Europa e Japão com carros do gênero.

"O que importa é que estamos com um carro real, diante de demandas reais", diz o holandês Laurens Van Der Acker, diretor de design da Renault, que coordenou o projeto.

O EZ-Go é o primeiro de uma trilogia de protótipos que a Renault e sua parceira Nissan lançarão nos próximos dez anos. "Estamos em fase de testes e teremos parceiros para operar frotas deste veículo", diz Kassai. "Acreditamos que mais do que que canibalizar a venda de veículos, poderemos adicionar um negócio que atenda às expectativas de mobilidade nos próximos anos. Podemos estar diante de uma nova oportunidade."

Publicidade
Publicidade
Publicidade