Publicidade

Ford Focus completa 20 anos de mercado e ganha nova geração

A Ford apresenta na Europa a quarta geração do Focus, carro médio que foi lançado em 1998. A montadora garante ser um modelo completamente novo, a começar pela plataforma.

A mudança estrutural fez o hatch crescer, e isso deve solucionar um problema do modelo que hoje é vendido no Brasil: o pouco espaço no banco traseiro.

Há oito diferentes configurações de motores disponíveis na Europa, entre versões a gasolina ou diesel. O número irá aumentar quando a montadora apresentar opções híbridas e elétricas.

O mais potente, por enquanto, é o Focus ST. Seu 1.5 turbo tem 182 cv e é combinado a um câmbio automático de oito marchas. O acionamento é feito por meio de um botão giratório, como no Fusion.

Itens de conectividade estão concentrados no aplicativo Ford Pass. Uma das funções transforma o carro em um ponto wifi com capacidade para conectar 10 smartphones ao mesmo tempo.

Além da carroceria hatch, a família Focus têm versões sedã e perua. Outra novidade é o aventureiro Active, com suspensão elevada e barras no teto.

NO BRASIL

A primeira geração do Focus chegou ao mercado brasileiro em 2000. O modelo era equipado com o mesmo motor 1.8 16v Zetec de seu antecessor, o Escort.

O modelo seguinte estreou na Europa em 2004, mas só chegou ao Brasil quatro anos depois, quando o desenho foi atualizado.

Hoje, a terceira geração do Focus é vendida nas versões hatch e sedã com preços que partem de R$ 77 mil. Seu futuro é incerto, devido à queda nas vendas do segmento.

Em março, os emplacamentos de todo o segmento de hatches médios –1.150 unidades– representaram apenas 20% das vendas do utilitário compacto mais comercializado no mês, o Nissan Kicks (5.530), que custa a partir de R$ 73 mil.

A Ford ainda não divulgou planos futuros para o Focus no mercado nacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade