Publicidade

Scooter elétrica Muuv se sai bem em retas e pequenos deslocamentos

A scooter elétrica Muuv chama a atenção, de cara, pelo design, mas o seu principal trunfo é o desempenho em movimento.

Importado da China, o veículo é totalmente elétrico e foi pensado para lazer ou uso em ciclofaixas, dispensando, portanto, emplacamento. Tem garantia de seis meses e custa R$ 8.500.

A avaliação foi feita em ruas e avenidas da capital paulista, em trechos mais tranquilos -apesar de acelerar com certo vigor, a velocidade da scooter não passa de 35 km/h. Assim, ela não foi feita para rodar longas distâncias todos os dias.

Em retas e descidas, a Muuv vai bem e chama (muito) a atenção das pessoas. Porém, em subidas mais íngremes, perde velocidade e gasta mais rápido a bateria. A autonomia esperada, em retas, fica em torno de 45 quilômetros.

Ao passar por buracos e trechos irregulares, é preciso certo cuidado, já que a suspensão é curta nos dois eixos.

Os pneus de oito polegadas, similares aos de pequenos aviões, exigem que o condutor projete o corpo para conseguir fazer curvas a contento. Na hora de pilotar, também é preciso esticar bem os braços, já que o guidão é comprido.

Divulgação
A scooter Muuv, também disponível em preto e branco ou com decoração das bandeiras dos EUA e da Inglaterra
A scooter Muuv, também disponível em preto e branco ou com decoração das bandeiras dos EUA e da Inglaterra

Os freios a disco, por sua vez, têm ação eficaz considerando os 60 quilos do modelo. Utilizam pastilhas de bicicleta, simples e baratas de trocar. Detalhe do ponto de vista da segurança: qualquer toque nos freios leva o motor a parar de funcionar.

Prático de usar, o veículo tem bom espaço no assoalho e é construído em um chassi de aço tubular. Em termos de equipamentos, conta com painel digital que marca velocidade e carga da bateria, iluminação por LED (farol dianteiro alto e baixo) e buzina forte.

Ausente, o pisca-pisca faz falta. Segundo o fabricante, o item será incluído no próximo lote da scooter.

Os para-lamas são de plástico injetado e estão disponíveis em três cores: vermelho, preto ou branco. Há também opções de decoração com as bandeiras dos Estados Unidos ou da Inglaterra.

A bateria de lítio fica localizada abaixo do assoalho, em um compartimento vedado, o que, sob chuva forte, se mostrou um boa escolha.

Trancada por chave independente, ela tem formato de maleta. O intuito é poder levá-la para recarga no trabalho, por exemplo. O tempo máximo de carga é de seis horas, com 110 ou 220 volts. A vida útil estimada é de 2.800 ciclos completos (uma bateria extra sai por R$ 800).

O assento acomoda bem uma pessoa e tem espuma densa, para minimizar o pula-pula causado pela pequena suspensão. Há opção de assento duplo com as pedaleiras para uma segunda pessoa (por R$ 350).

Com cinco revendas (quatro em São Paulo e uma no Paraná), a Muuv pretende vender 250 unidades por mês. Boa parte delas seria voltada para recreação, com opção de racks para pranchas de surfe.

Publicidade
Publicidade
Publicidade