Publicidade

Nova rede de recarga permite ir de carro elétrico de São Paulo ao Rio

Em poucos dias, será possível fazer uma viagem de São Paulo ao Rio em um carro 100% elétrico. Pontos de recarga instalados na rodovia Presidente Dutra começam a funcionar nesta segunda-feira (23), segundo as empresas BMW e EDP (Energias de Portugal), que comandam o projeto.

As tomadas estão em seis postos da rede Ipiranga nas cidades paulistas de Guararema, São José dos Campos, Guaratinguetá e Queluz. No Estado do Rio, há dois pontos em Piraí.

Segundo Helder Boavida, presidente do BMW Group Brasil, cada eletroposto terá três diferentes tipos de plugues e poderão atender a carros de diversas marcas.

Miguel Setas, presidente da EDP Brasil, afirma que as recargas serão gratuitas nos seis primeiros meses. O executivo diz que o modelo de cobrança será definido em 2019.

Em comunicado, a BMW explica que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou recentemente uma regulação específica para o segmento, que prevê a livre negociação de preços de recarga.

Os raros carros movidos a eletricidade que circulam no país (apenas 0,2% dos 2 milhões de automóveis vendidos em 2017 eram híbridos ou 100% elétricos) poderão ser reabastecidos em 25 minutos, tempo suficiente para recuperar 80% da carga.

A maior distância ente os postos é de 122 quilômetros, enquanto os carros elétricos disponíveis hoje têm autonomia para rodar, ao menos, 160 quilômetros.

Foram investidos cerca de R$ 1 milhão na instalação dos pontos de recarga, segundo as empresas envolvidas. O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade