Publicidade

Eletrodomésticos antigos devem ser recolhidos por fabricante

Fabricantes e distribuidores de eletrodomésticos têm responsabilidade de recolher aparelhos cuja vida útil chegou ao fim e dar a eles uma destinação final adequada, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

É o que explica Renata Soares, diretora-executiva do Instituto Akatu. Veja, a seguir, outras orientações da especialista sobre o que fazer com aparelhos obsoletos.

*

USE ATÉ O FIM
Esgote todas as possibilidades de uso do aparelho antes de descartá-lo. Os REEE (resíduos de equipamentos eletrônicos) são compostos por materiais potencialmente tóxicos, como alumínio, chumbo e mercúrio, o que torna seu processo de reciclagem mais complexo.

TENTE VENDER
Se o eletrodoméstico velho estiver funcionando, antes de jogar fora tente vendê-lo ou doá-lo por meio de páginas na internet e aplicativos.

LIGUE PARA O FABRICANTE
Caso o aparelho, de fato, tenha chegado ao fim de sua vida útil, faça o seu descarte da forma certa. Por lei, o recolhimento dos REEE é de responsabilidade de seus fabricantes e distribuidores. Ligue para o SAC da empresa e comunique a necessidade de descarte. O ideal é que eles façam o serviço.

PROCURE UMA ALTERNATIVA
Uma opção é chamar uma empresa de coleta de lixo eletrônico para buscar o aparelho antigo. Geralmente, o recolhimento é gratuito.

Publicidade
Publicidade
Publicidade