Publicidade

Arquitetas ensinam estratégias de decoração com o uso de espelhos

Mais do que estímulo ao narcisismo, revestir as paredes com espelhos é uma estratégia de decoração. Se bem usados, eles podem esconder móveis, ampliar e clarear ambientes.

Para não errar, a dica é dar atenção ao que está sendo refletido. "Não adianta ser uma parede totalmente branca. Por outro lado, é preciso ter cuidado com objetos grandes, como lustres pesados, porque eles serão duplicados", diz a arquiteta Inah Mantovani, do escritório Larsson Mantovani.

O reflexo também não deve dar destaque a eletrônicos, como ar-condicionado e fiações, explica a arquiteta Carolina Razuk, do escritório Mestisso.

Abaixo, veja quatro ideias das especialistas para aproveitar bem os espelhos.

1. CAPA DE INVISIBILIDADE

Revestir um móvel pode ser um bom truque para disfarçar sua presença e dar leveza ao ambiente. No projeto deste quarto de casal, Carolina Razuk optou por um guarda-roupa com portas de correr espelhadas. Com isso, também resolveu outro problema: a falta de espaço para um espelho de corpo inteiro

"Como o quarto fica no andar de cima de um loft, não há tantas paredes disponíveis", explica a afirma a arquiteta. "O casal precisava de um espelho grande para o dia a dia, e eu não queria tirar espaço de marcenaria para isso", completa.

Com a lateral do móvel encostado na parede, o reflexo também ajudou a dar continuidade à cabeceira de madeira, passando a sensação de que o cômodo é maior.

2. ILUSÃO DE ÓTICA

O melhor jeito de um ambiente parecer mais amplo é "duplicar" seu espaço. Para isso, quanto maior a superfície espelhada, melhor. Nessa sala de 15 m² feita por Razuk, uma parede inteira foi espelhada com peças horizontais, que deixam o cômodo mais "largo".

Dependendo da área da parede, não será possível instalar uma única peça. "É importante medir as portas e o elevador antes de decidir o tamanho das lâminas", explica.

Na sala, ela colocou quatro faixas posicionadas na horizontal. "A divisão das lâminas não pode ser feita de qualquer jeito, tem que mostrar que foi pensada para ficar bonita", diz.

A arquiteta não recomenda partir a peça ao meio, para não passar a impressão de que foi remendada. A mesa de dois lugares, encostada no espelho, também é estratégica: ocupa pouco espaço e, com o reflexo, parece maior.

3. CANTO ILUMINADO

Na sala de TV projetada pela arquiteta Inah Mantovani, um espelho foi usado na lateral da parede para refletir a luminosidade da janela. "Deu um brilho àquele canto, que era escuro para caramba", diz.

Bem em frente, colocou um vaso iluminado por um spot no teto. O reflexo duplicou a imagem das folhas, deixando a sala mais verde.

Além disso, a peça foi instalada na lacuna do lado oposto à porta e, assim, deu maior equilíbrio à parede.

4. PEÇA DECORATIVA

No quarto de casal projetado por Mantovani, um espelho de corpo inteiro com moldura assimétrica de ferro ajudou a compor um cantinho de leitura ao lado da cama.

Para dar um ar descontraído à decoração, a peça fica apenas encostada na parede

"Se fosse pendurado, não teria o mesmo charme", afirma. "Do jeito que está, pode substituir um quadro, já que, num quarto de casal, nem sempre os dois têm o mesmo gosto para arte."

Para peças mais leves, a arquiteta recomenda colocar um ganchinho de arame atrás do quadro e prendê-lo a um prego, para evitar que escorregue. Antes de furar a parede, é importante medir a altura do espelho já encostado, com a medida da folga desejada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade