Publicidade

Circuito Design PR antecipa tendências para móveis em 2018; veja peças

Pelo terceiro ano, fabricantes de móveis das cidades de Arapongas, Londrina e Maringá, no Paraná, se reuniram para mostrar seus lançamentos no Circuito Design PR, ocorrido no começo deste mês. O evento é frequentado por lojistas, que fazem ali suas encomendas para 2018.

"A ideia de fazer o circuito surgiu para mostrar não só os produtos, mas também as indústrias, para que o lojista veja como eles são feitos e transmita ao cliente", diz Célia Trovo, sócia-diretora da Empório das Cadeiras, em Arapongas, cidade que reúne cerca de 450 fábricas de mobiliário.

Nos últimos anos, as empresas do Paraná ampliaram a parceria com designers brasileiros, revertendo o costume de copiar lançamentos de outros países, como a Itália. É importante para a indústria e os designers que as fábricas priorizem a produção autoral, diz Edith Diesendruck, da rede Estar Móveis.

Entre as tendências apresentadas no evento, estão móveis feitos com uma cerâmica que vem sendo chamada de ecomármore, pela aparência semelhante à da pedra e pela fabricação a partir de materiais renováveis, como areia, argila e barro.

Segundo os designers Victor Moreira Leite e Estevam de Carvalhaes, do estúdio Tri, é um material leve e resistente que pode ser aplicado em grandes superfícies sem a necessidade de emendas.

Outra novidade é o reaparecimento da madeira escura, após longa temporada de tons claros. Na Empório das Cadeiras, o designer Paulo Alves reaproveitou um lote antigo de imbuia, que não pode mais ser extraída, para compor uma linha limitada de cadeiras e luminárias.

Temos que sair dessa coisa de moda da madeira clara ou escura. Há no país 12 mil espécies de madeira, e a indústria tem que investir nessa diversidade, diz Alves.

Entre os principais lançamentos no circuito estão também móveis multifuncionais, como sofás com mesinhas laterais, e desenhos afetivos, como a linha Cristal, do estúdio Tri, com inspiração retrô e vidro canelado.

A jornalista viajou a convite do Circuito Design PR

Publicidade
Publicidade
Publicidade