Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2012 - 08h34

Telefônica e Mozilla planejam sistema para celulares com HTML5

Publicidade

ROBERTO DIAS
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

A Telefônica e a Mozilla anunciaram nesta segunda-feira o projeto de uma nova plataforma para celulares, totalmente baseada em tecnologia HTML5.

O plano é criar uma opção aos dois sistemas que hoje dominam esse mercado: o iOS, da Apple, e o Android, do Google.

As novas parcerias vão desenvolver celulares e aplicativos para esse projeto. Nesses aparelhos, tudo será feito com base em HTML5: ligações, envio de SMS, navegação na internet e jogos, entre outras funções.

Um aparelho como o iPhone até é capaz de rodar aplicativos em HTML5, mas o sistema operacional por trás de suas funções centrais é outro, o iOS, de propriedade da Apple.

O HTML5 é uma evolução do HTML, código de programação que remonta à origem da internet global, nos anos 90.

É dessa mesma época que se origina a Mozilla, uma fundação criada pela empresa que fez o primeiro grande navegador de internet do mundo, o Netscape, depois engolido pelo Explorer, da Microsoft.

Com o projeto anunciado hoje, a Mozilla lança-se de novo contra os gigantes do mercado, tarefa que não será nada fácil, dada a vantagem estabelecida por Apple e Google. Os dois juntos representam mais de 70% do mercado mundial de celulares.

A aposta é que, com um sistema aberto, como o HTML5, e ainda apoiado por uma fundação, haverá mais facilidade em atrair o enxame de pequenos desenvolvedores que acabam por criar aplicativos de sucesso.

Já foram montadas as versões móveis dos sites mais populares, como Facebook, Twitter e Youtube, conforme demonstração feita hoje pela Telefônica em Barcelona num aparelho protótipo.

"Queremos colocar esses telefones no mercado antes do final do ano", afirmou Carlos Domingo, diretor de desenvolvimento e inovação da Telefônica. Inicialmente, o projeto vai mirar telefones de custo mais baixo, para só depois entrar no estrato mais alto do mercado, onde se sustenta o reinado do iPhone.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página