Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2012 - 11h40

CeBIT aborda redução da burocracia com a visita de Dilma e Merkel

Publicidade

DA EFE

O aumento da eficiência por meio da informática, a possibilidade de tirar dinheiro de um caixa com a impressão digital e um computador tablet à prova d'água são algumas das novidades em destaque na CeBIT nesta terça-feira, primeiro dia da mostra.

A presidente, Dilma Rousseff, e a chanceler alemã, Angela Merkel, estiveram entre os primeiros visitantes da mais importante feira informática do mundo. Merkel concluiu a visita ressaltando a importância da cooperação entre os dois países.

A primeira parada do passeio de Merkel e Dilma na CeBIT foi o estande do consórcio Software AG, que se define como um dos mais importantes provedores de programas para o setor público.

Fabian Bimmer/Reuters
A chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente Dilma Rousseff, na abertura da CeBIT, em Hannover, na Alemanha
A chanceler alemã, Angela Merkel, e a presidente Dilma Rousseff, na abertura da CeBIT, em Hannover, na Alemanha

Os representantes da empresa aproveitaram a visita das duas governantes para apresentar um programa que promete melhorar a eficiência das instituições públicas e que poderia reduzir a burocracia entre 30 e 40% na Alemanha.

O produto faz parte do chamado Governo eletrônico para o qual a Microsoft, cujo estande foi a parada seguinte de Merkel e Dilma, apresentou a "visão digital da cidade".

"O caminho em direção à eficiência passa pela digitalização das cidades", disse um funcionário da empresa ao apresentar uma plataforma que procura otimizar a comunicação, melhorar a eficiência e aumentar a interação cidadã. Merkel, interessada, perguntou se podia conhecer alguma aplicação.

"Por exemplo, uma família pode encontrar rapidamente através da plataforma o caminho ao parque de jogos mais próximo e se há um aparelho danificado pode comunicá-lo imediatamente e alguém da administração da cidade virá regulá-lo", disse.

"Em um domingo de manhã eu acho difícil. Certamente será necessário esperar a segunda-feira", disse Merkel com certo ceticismo.

Já a Deutsche Telekom recebeu as duas líderes com a apresentação de um produto relacionado com a segurança informática, o tema central da CeBIT.

Trata-se do selo de segurança para a comunicação por e-mail, que o consórcio alemão transformou em um de seus projetos bandeira para aumentar a confiança dos usuários.

A IBM mostrou como projeto bandeira uma cooperação com a Mercedes Benz na qual, através de um programa especial, será otimizada a produção de caminhões.

Segundo a IBM, foi possível não apenas aumentar a produção de caminhões, mas também aumentar a quantidade de diferentes modelos de acordo com as necessidades dos usuários.

O consórcio Fujitsu se apresentou como produtor de hardware e mostrou um tablet à prova d'água, pedindo que Merkel afundasse o aparelho em um recipiente com líquido e depois usasse para comprovar que continuava funcionando.

A empresa canadense Dermalog, que se apresenta como líder em soluções biométricas para o controle de fronteiras e há 14 anos está presente no Brasil, mostrou as diferentes possibilidades do uso informático da impressão digital.

"O senhor poderá encontrar a impressão digital ao passar uma fronteira, mas também poderá tirar dinheiro do caixa automático e não precisará memorizar mais números e chaves de segurança", disse o responsável do "stand" às duas governantes.

Quase todos os temas abordados durante a visita de Merkel e Dilma --com a exceção do tablet à prova d'água --tinham a ver com as aplicações de produtos informáticos na indústria privada e na vida pública.

Isso não é uma coincidência já que a CeBIT, que tem a presença de 4.200 expositores de 70 países, quer fazer desse assunto seu atrativo, já que para a apresentação de novidades há atualmente muitas outras feiras no mundo.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página