Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2012 - 21h30

Campeã de jiu-jitsu treina com tecnologia de captação de movimentos

Publicidade

YURI GONZAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um projeto do INT (Instituto Nacional de Tecnologia) está levando ao tatami a tecnologia de captação de movimentos para auxiliar os treinos de Luanna Alzuguir, tricampeã mundial de jiu-jitsu.

Enquanto a lutadora treina, 20 sensores conectados a uma roupa especial captam seus movimentos e, então, enviam as informações que coletaram a um computador via rede sem fio.

A partir daí, os profissionais podem analisar visualmente a técnica da atleta, cuja movimentação fica registrada e pode ser explorada num ambiente virtual 3D.

O projeto foi demonstrado durante a Virada Digital, evento que ocorre até o domingo (13) em Paraty (RJ).

Alzuguir, que venceu três vezes o mundial organizado pela IBJJF (federação internacional de jiu-jitsu brasileiro), afirma que o estudo ajuda a aprimorar detalhes minuciosos dos golpes.

"O jiu-jitsu é uma luta baseada em alavancas. Se uma alavanca não está dando certo, muitas vezes o lutador não consegue entender, sozinho, o por quê", diz Alzuguir. "Se olhamos na tela, é mais fácil de ver que, por exemplo, o quadril não estava na posição certa na hora de um golpe --e mudar isso."

O conjunto composto por roupa, sensores e transmissor é importado da Holanda e custa cerca de R$ 150 mil, segundo Carla Patricia Guimarães, pesquisadora do INT e idealizadora do projeto.

Yuri Gonzaga/Folhapress
Luanna Alzuguir, tricampeã mundial de jiu-jitsu, durante demonstração de tecnologia de captação de movimentos
Luanna Alzuguir, tricampeã mundial de jiu-jitsu, durante demonstração de tecnologia de captação de movimentos

FALTA VERBA

Guimarães diz que, por ter custo relativamente alto, está em busca de parceiros para tocar o projeto. "Estamos em contato com a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), mas ainda não temos nada certo", conta.

Ainda em fase incipiente, o projeto começou por causa de uma amizade entre a atleta e Guimarães, que trabalha no laboratório de ergonomia do INT --órgão que é parte do Ministério da Ciência.

"Já havíamos trabalhado com o sistema [de captação de movimentos] em outro projeto e tive a ideia quando assisti a uma luta da Luanna", conta a pesquisadora. "Intrigava-me o fato de a luta, no geral, ser tão cara ao Brasil e o país não ter um estudo sequer sobre as diferentes modalidades", afirma.

O objetivo inicial do projeto, segundo Guimarães, é garantir as vitórias de Alzuguir. "O que desejamos é auxiliar a Luanna a vencer as próximas competições. Em seguida, quero expandir o estudo a outros atletas e esportes --em especial outras lutas", diz.

Yuri Gonzaga/Folhapress
Luanna Alzuguir, tricampeã mundial de jiu-jitsu, com equipamentos para captar seus movimentos
Luanna Alzuguir, tricampeã mundial de jiu-jitsu, com equipamentos para captar seus movimentos
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página