Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2012 - 18h21

Google admite que não cumpriu promessa de apagar dados coletados por Street View

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

O Google afirmou nesta sexta-feira que não cumpriu sua promessa de apagar todos os dados pessoais, como e-mails, que seus carros do serviço Street View coletaram na Inglaterra e outros países em 2010.

Divulgação
Câmera do carro do Google Street View na avenida Paulista, região central de São Paulo, em 2011
Câmera do carro do Google Street View na avenida Paulista, região central de São Paulo, em 2011

A companhia norte-americana admitiu em maio de 2010 que seus veículos, que fotografaram as cidades para criar imagens no nível das ruas, haviam coletado por acidente dados de redes sem fio consideradas não seguras usadas por residentes de mais de 30 países.

O não cumprimento da promessa de deletar toda a informação foi notificada ao regulador do setor na Inglaterra, o ICO, para quem o fato de que a informação ainda existe aparenta rompimento do acordo assinado pelo Google em 2010.

"O ICO foi claro de que estas informações nunca deveriam ter sido coletadas, em primeiro lugar, e de que se a empresa não as apagar como prometido, é motivo de preocupação", disse a organização.

"O Google confirmou recentemente que ainda possui uma pequena porção de informações coletadas pelos nossos veículos do Street View na Inglaterra", disse o assessor legal de privacidade global do Google, Peter Fleischer, em uma carta publicada pelo ICO.

"O Google pede desculpas por este erro."

O Google disse que estava em processo de notificação às autoridades competentes em outros países.

O ICO disse ao Google que deve fornecer os dados imediatamente para que possam ser sujeitos a análise forense, antes que o ICO decida sobre a necessidade do curso da ação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página