Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2012 - 16h07

Google chega a acordo com editoras sobre direitos autorais

Publicidade

DA REUTERS

O Google e um grupo de editoras chegaram a um acordo, encerrando sete anos de litígio sobre os direitos autorais e a missão da empresa de tecnologia de desenvolver a maior biblioteca digital do mundo.

A companhia e a AAP (Associaçãos dos Editores Norte-Americanos, na sigla em inglês) disseram nesta quinta-feira (4) que as editoras dos Estados Unidos podem decidir participar na produção de livros e revistas disponíveis para o Google digitalizar, para o seu projeto de biblioteca. Outros termos do acordo não foram divulgados.

Kimihiro Hoshino/AFP
Logotipo do Google em San Francisco; empresa chegou a acordo em relação a direitos autorais de livros
Logotipo do Google em San Francisco; empresa chegou a acordo em relação a direitos autorais de livros

"Isso mostra que os serviços digitais podem proporcionar meios inovadores para descobrir conteúdo e ao mesmo tempo respeitar os detentores de direitos autorais", disse em comunicado Tom Allen, presidente da AAP.

O processo foi arquivado pelos membros da AAP McGraw-Hill Companies, Pearson Education e sua irmã Penguin Group, John Wiley & Sons e Simon & Schuster, da CBS.

O Google digitalizou cerca de 15 milhões de livros no que foi chamado de um esforço para ofecerer acesso mais fácil ao conhecimento do mundo.

A empresa foi processada em 2005 pela Authors Guild, associação sem fins lucrativos que reúne autores e profissionais do ramo literário, e pela AAP por violar as leis de direitos autorais, mas chegou a um acordo anterior em que concordou em pagar US$ 125 milhões aos autores que tiveram seus livros digitalizados e localizar e compartilhar receitas com autores de obras que ainda seriam digitalizadas.

O acordo divulgado nesta quinta, entretanto, não põe fim à ação que a Authors Guild move contra o Google.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página