Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2012 - 18h46

Twitter, Instagram e Pinterest empatam em uso de redes sociais nos EUA, diz pesquisa

Publicidade

DE SÃO PAULO

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo instituto Pew Research Center diz que, em agosto deste ano, 69% dos adultos on-line nos EUA usam sites de redes sociais.

A rede mais usada é o Facebook: 66% dos usuários dizem acessar a rede. O LinkedIn foi citado por 20% dos adultos on-line; o Twitter, por 16%; o Instagram e o Pinterest, por 12%; e o Tumblr, por 5%.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o Instagram e o Pinterest aparecem tecnicamente empatados com o Twitter --e este, com o LinkedIn.

Reprodução
Interface web do Instagram, que permite comentar fotos e marcá-las como favoritas
Interface web do Instagram, que permite comentar fotos e marcá-las como favoritas

A pesquisa diz que 75% das mulheres on-line usam redes sociais. Entre os homens, esse índice é de 63%. Além disso, 54% das usuárias acessam esse tipo de site em um "dia típico", contra 42% dos adultos do sexo masculino.

As redes sociais são mais populares entre os mais jovens. Elas são usadas por 92% dos adultos com idade entre 18 e 29 anos; 73% dos que têm entre 30 e 49 anos; 57% dos que têm entre 50 e 64 anos e 38% dos que têm mais de 65 anos.

O uso desses sites cresceu em todas as faixas etárias. Em agosto do ano passado, as mesmas faixas etárias registraram 87%, 68%, 49% e 29% de usuários, respectivamente.

A pesquisa faz parte do projeto Pew Internet e foi conduzida entre 16 de julho e 7 de agosto deste ano com 2.253 adultos com 18 anos ou mais.

BRASIL

O Facebook também é líder entre as redes sociais no Brasil. Em julho, ele conseguiu 54,99% das visitas a esse tipo de site no país --há um ano, esse número era de 18,24%.

O crescimento do Facebook no país concidiu com a queda do Orkut, que em julho teve apenas 12,42% das visitas no Brasil, contra 46,11% no ano anterior.

O ranking de redes sociais e fóruns da Experian Hitwise, serviço que recolheu e divulgou esses dados, inclui o YouTube, que ultrapassou o Orkut e ficou em segundo lugar, com 17,92% das visitas.

Outros sites mencionados no estudo foram Windows Live (2,41%), Twitter (2,29%), Yahoo! Answers (1,70%), Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo do UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%). O UOL é uma empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Redes sociais e fóruns são a categoria de sites mais popular entre usuários de internet no Brasil, diz a pesquisa, com 22,08% de preferência. Em segundo lugar estão as ferramentas de busca (12,44% dos acessos); em terceiro, os sites de e-mail (5,44%).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página