Publicidade
Publicidade
Twitter, Instagram e Pinterest empatam em uso de redes sociais nos EUA, diz pesquisa
Publicidade
DE SÃO PAULO
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo instituto Pew Research Center diz que, em agosto deste ano, 69% dos adultos on-line nos EUA usam sites de redes sociais.
A rede mais usada é o Facebook: 66% dos usuários dizem acessar a rede. O LinkedIn foi citado por 20% dos adultos on-line; o Twitter, por 16%; o Instagram e o Pinterest, por 12%; e o Tumblr, por 5%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o Instagram e o Pinterest aparecem tecnicamente empatados com o Twitter --e este, com o LinkedIn.
Reprodução | ||
Interface web do Instagram, que permite comentar fotos e marcá-las como favoritas |
A pesquisa diz que 75% das mulheres on-line usam redes sociais. Entre os homens, esse índice é de 63%. Além disso, 54% das usuárias acessam esse tipo de site em um "dia típico", contra 42% dos adultos do sexo masculino.
As redes sociais são mais populares entre os mais jovens. Elas são usadas por 92% dos adultos com idade entre 18 e 29 anos; 73% dos que têm entre 30 e 49 anos; 57% dos que têm entre 50 e 64 anos e 38% dos que têm mais de 65 anos.
O uso desses sites cresceu em todas as faixas etárias. Em agosto do ano passado, as mesmas faixas etárias registraram 87%, 68%, 49% e 29% de usuários, respectivamente.
A pesquisa faz parte do projeto Pew Internet e foi conduzida entre 16 de julho e 7 de agosto deste ano com 2.253 adultos com 18 anos ou mais.
BRASIL
O Facebook também é líder entre as redes sociais no Brasil. Em julho, ele conseguiu 54,99% das visitas a esse tipo de site no país --há um ano, esse número era de 18,24%.
O crescimento do Facebook no país concidiu com a queda do Orkut, que em julho teve apenas 12,42% das visitas no Brasil, contra 46,11% no ano anterior.
O ranking de redes sociais e fóruns da Experian Hitwise, serviço que recolheu e divulgou esses dados, inclui o YouTube, que ultrapassou o Orkut e ficou em segundo lugar, com 17,92% das visitas.
Outros sites mencionados no estudo foram Windows Live (2,41%), Twitter (2,29%), Yahoo! Answers (1,70%), Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo do UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%). O UOL é uma empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
Redes sociais e fóruns são a categoria de sites mais popular entre usuários de internet no Brasil, diz a pesquisa, com 22,08% de preferência. Em segundo lugar estão as ferramentas de busca (12,44% dos acessos); em terceiro, os sites de e-mail (5,44%).
+ Blog de Tec
- Leve-me a um lugar inútil da web, por favor
- O BlackBerry 10 vem aí -e é muito legal
- Assine o feed do Blog de Tec
+ Canais
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas