Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2012 - 22h33

Nokia anuncia novo serviço de mapas, aplicativo para iPhone e parceria com Mozilla

Publicidade

BRIAN X. CHEN
DO "NEW YORK TIMES"

A Nokia ainda não encontrou seu caminho para uma virada bem sucedida no mercado de smartphones. Enquanto isso, a empresa tenta colocar seus tentáculos em aparelhos rivais por meio de seus mapas, que podem ajudar a empresa a melhorar seu serviço.

A empresa disse nesta terça-feira (13) que, nas próximas semanas, lançará um aplicativo de mapas chamado Here na App Store, da Apple. Será um download gratuito para donos de iPhone, iPad e iPod touch. A empresa ainda afirmou que disponibilizará um kit para programadores desenvolverem para Android aplicativos que usem mapas da Nokia. E ela está formando uma parceria com a Mozilla para criar recursos de localização para seu novo sistema operacional, o Firefox OS.

Reprodução
Here, novo serviço de mapas da Nokia
Here, novo serviço de mapas da Nokia

A Nokia enfatizou o poder e a eficácia de seu banco de dados de mapas, que tem informações sobre 200 países, em um esforço para distinguir os seus novos smartphones Lumia dos competidores. Quando o novo sistema de mapas da Apple demonstrou ter falhas embaraçosas, a Nokia publicou um artigo em um blog que comparava seus mapas aos da Apple e aos do Google e, claro, concluía que os da Nokia eram os melhores.

Stephen Elop, executivo-chefe da empresa, disse em uma entrevista que, para garantir que sua plataforma de mapas permaneça competitiva, ela precisa de muitos usuários. Quanto mais pessoas procurarem rotas ou locais em seus mapas, mais inteligente o sistema fica. E a Nokia pode ainda criar recursos de localização exclusivos para os aparelhos Lumia, disse Elop.

Se o aplicativo de mapas da Nokia para iPhone for lançado em breve, a empresa poderá levar uma vantagem em relação ao Google. O antigo aplicativo de mapas da Apple usava dados do Google, e agora o Google está desenvolvendo o seu próprio aplicativo de mapas para iOS.

A Nokia também anunciou que chegou a um acordo para adquirir a Earthmine, um empresa de mapas baseada em Berkeley, na Califórnia, especializada em mapas tridimensionais que mostram imagens do nível da rua. Ela espera concluir o acordo até o final do ano. Doug Dawson, um porta-voz da Nokia, recusou-se a dizer quanto a empresa estava pagando pela Earthmine.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página