Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2012 - 16h28

Mercado de e-readers encolhe mais rápido do que o previsto

Publicidade

BRIAN X. CHEN
DO "NEW YORK TIMES"

Desde o lançamento do primeiro iPad, há quase três anos, os tablets percorreram um longo caminho. Agora há vários aparelhos menores, mais baratos e bem poderosos. Por que, então, comprar um leitor de e-books?

Aparentemente, muitas pessoas estão fazendo esse questionamento. A empresa de pesquisas IDC (International Data Corporation) verificou neste ano um aumento de envios do que ela chama de "dispositivos conectados inteligentes" (smart connected devices), que inclui tablets, smartphones e PCs. O mercado cresceu 27,1% em relação ao último ano, com 303,6 milhões de unidades remetidas, de acordo com a IDC.

Enquanto isso, os leitores de e-book perdem força. Neste ano, as remessas de e-readers em todo o mundo cairão para 14,9 milhões de unidades, ante 23,2 milhões no último ano --uma queda de 36%, de acordo com estimativas da IHS iSuppli. A empresa de pesquisa eMarketer notou essas tendências em um relatório publicado na quinta-feira (20).

Joe Klamar/AFP
Jeff Bezos, executivo-chefe da Amazon, apresenta o leitor de e-books Kindle Paperwhite, em setembro
Jeff Bezos, executivo-chefe da Amazon, apresenta o leitor de e-books Kindle Paperwhite, em setembro

A Forrester Research vê uma tendência similar. Nos EUA, os fabricantes venderam 9 milhões de e-readers neste ano, ante 15,5 milhões no último ano, de acordo com Sarah Rotman Epps, analista da Forrester.

Os leitores de e-books são muito mais baratos do que os tablets --a versão mais acessível do Kindle custa US$ 70, enquanto o tablet Kindle Fire custa a partir de US$ 160.

Mas muitas pessoas estão pagando a mais para ter os recursos de um tablet, diz Rotman Epps. Em uma pesquisa conduzida pela Forrester, 12% dos entrevistados disseram ter comprado um tablet em vez de um e-reader, e 39% dos donos de tablet disseram que não comprariam um e-reader no futuro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página