Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2013 - 17h44

Windows 8 não consegue reavivar demanda por PCs, aponta estudo

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

Os consumidores durante a temporada de compras de fim de ano evitaram os desktops Windows 8 e notebooks em favor de tablets e smartphones, gerando uma queda de 4,3% nas vendas de PCs no quarto trimestre, disse a companhia de pesquisa Gartner nesta segunda-feira (14).

Divulgação
IdeaPad Yoga 13, da Lenovo: um laptop com Windows 8
IdeaPad Yoga 13, da Lenovo: um laptop com Windows 8

Mundialmente, as vendas de PCs caíram para 90,3 milhões de unidades nos últimos três meses de 2012, de acordo com a Gartner, indicando que o setor estava sofrendo com uma mudança nos hábitos de consumo assim como com uma economia global mais fraca.

"Os tablets mudaram drasticamente o cenário de dispositivos para PCs, não tanto por 'canibalizar' as vendas de PCs, mas por causar uma mudança no consumo de PCs para tablets ao invés da substituição dos antigos PCs", disse o analista Mikako Kitagawa, do Gartner.

"Considerando que, uma vez, imaginamos um mundo em que os usuários individuais teriam um PC e um tablet como dispositivos pessoais, cada vez mais suspeitamos que a maioria das pessoas vai mudar sua atividade de consumo para um tablet pessoal e realizará suas atividades em um PC compartilhado".

A indústria esperava que a nova versão do Windows, da Microsoft, lançado em outubro, revitalizasse o setor, atingido pela concorrência de tablets e smartphones durante o ano passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página