Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2013 - 17h35

Vendas do tablet da Microsoft decepcionam, dizem analistas

Publicidade

BRIAN X. CHEN
DO "NEW YORK TIMES"

O tablet Surface, da Microsoft, está no mercado há quase três meses. E, até agora, não está indo muito bem.

Brent Thill, analista da UBS Investment Research, estima que a Microsoft tenha vendido apenas 1 milhão de tablets Surface no quarto trimestre --metade de sua estimativa original de 2 milhões. Outros analistas estimam que as vendas tenham sido ainda mais baixas.

Divulgação
Surface, tablet da Microsoft; segundo analistas, vendas decepcionaram até agora
Surface, tablet da Microsoft; segundo analistas, vendas decepcionaram até agora

Em comparação, a Apple comercializou 3 milhões de novos iPads nos três primeiros dias de vendas, em novembro. A empresa já vendeu mais de 100 milhões de iPads no total.

Em uma nota divulgada nesta segunda-feira (14), Thill disse acreditar que as vendas da primeira versão do tablet, o Surface RT, foram baixas porque o produto não é comercializado em muitas lojas de varejo.

Ele acrescentou que o Surface RT, que custa o mesmo que um iPad, teve dificuldades para competir com o tablet da Apple. Thill estava mais otimista sobre o Surface Pro, uma versão "high-end", para profissionais, que será lançada neste mês, porque é provável que ele seja uma alternativa mais atraente ao iPad.

Rhoda Alexander, uma analista de telas na IHS iSuppli, afirmou que sua empresa estima que a Microsoft tenha vendido cerca de 1,3 milhão de dispositivos com Windows RT, a versão móvel do sistema operacional Windows 8, no quarto trimestre.

O sistema Windows RT também é usado em outros dispositivos, incluindo o Surface RT, portanto as vendas do aparelho podem ter sido inferiores a 1 milhão, afirmou Alexander.

"Certamente não é um começo grandioso", disse ela.

Apesar do ceticismo, a Microsoft disse que está aumentando a produção do Surface e expandindo a distribuição para mais lojas.

"Estamos satisfeitos com a recepção forte do Surface entre os consumidores e animados para continuar a expandir a família Surface", afirmou um porta-voz da Microsoft em um comunicado.

"Nós recentemente aumentamos a produção e expandimos a distribuição para parceiros varejistas adicionais, dada a crescente demanda. Esperamos que ainda mais consumidores coloquem as mãos no produto à medida que continuamos a aumentar sua disponibilidade nos próximos meses. "

A Microsoft vai anunciar seus resultados trimestrais nesta quinta-feira (17).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página