Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2013 - 03h30

Aplicativos para celular ajudam usuários de transporte público em São Paulo; veja teste

Publicidade

Moovit destaca-se por apresentar alertas a partir de informações de passageiros e permitir o planejamento de rotas

-

YURI GONZAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem usa transporte público em São Paulo pode usar o smartphone para evitar perder o ônibus ou o trem e, assim, poupar alguns minutos.

Um dos melhores aplicativos para esse fim, o Moovit dispõe dos horários dos coletivos para cada ponto e conta com a função de traçar rotas, com resultados que incluem metrô, ônibus e trem e exibem até o horário para sair de casa. Sua busca é ruim, mas os resultados satisfazem.

Os mapas do Moovit são próprios (em vez de empregar os do Android ou os do iOS). Simples, permitem navegação muito rápida, em detrimento dos detalhes.

Outro atrativo é o aproveitamento de dados fornecidos pelos próprios usuários --é possível usar o app para avisar sobre atraso, superlotação e até se o motorista dirige agressivamente.

A TranzMate, desenvolvedora israelense responsável pelo Moovit, diz que o aplicativo já tem 30 mil usuários na capital paulista, mas ainda não é possível ver em volume significante as informações enviadas pelos voluntários.

A ideia de usar o "crowdsourcing" para localização vem dando certo para o também israelense Waze, aplicativo para motoristas que se tornou célebre. Seu cofundador, Uri Levine, faz parte do conselho diretor do Moovit.

TEMPO REAL

Entre os concorrentes do Moovit estão aplicativos mais simples --não permitem simular os trajetos, por exemplo--, mas que aproveitam o bom sistema de monitoramento Olho Vivo, da SPTrans (empresa que administra os ônibus no município), para exibir a localização de ônibus de uma linha específica.

Por conta disso, a precisão desses apps é bastante satisfatória: nos testes da Folha, não houve diferença maior que dois minutos entre o horário previsto e o momento da chegada dos veículos aos pontos na avenida Rebouças, um dos principais corredores de ônibus de São Paulo.

Entre eles, destaca-se o Omnibus, para celulares com Android, que tem o ótimo recurso de acompanhar duas linhas simultaneamente e a ferramenta de busca mais rápida entre seus concorrentes. Uma pena não ter versão para iOS, prometida para "breve" pela desenvolvedora.

O Cadê o Ônibus?, também para Android, deixa a desejar no seu visual, mas conta com a útil função de monitorar um determinado coletivo (a distância até o usuário é atualizada a cada 30 segundos) e a de conferir o trânsito.

No iPhone, a melhor opção é o Onde Está Meu Ônibus?, cuja interface é muito limpa e bem estruturada. Uma pena usar os mapas da Apple, que são pouco detalhados e precisos se comparados aos oferecidos pelo Google.

A busca é o calcanhar de aquiles dos apps testados: nenhum reconhece abreviações ("term" para terminal), o que muitas vezes exige esforço e paciência adicionais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página