Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2013 - 19h30

Venda de aplicativos móveis por download cresce 11% no trimestre

Publicidade

DO VALOR

O volume global de downloads nas quatro principais lojas de aplicativos móveis cresceu 11% no primeiro trimestre - para 13,4 bilhões de aplicativos baixados - na comparação com o quarto trimestre de 2012. No mesmo intervalo, o crescimento da receita com aplicativos pagos foi de 9% - para US$ 2,2 bilhões. As informações foram divulgadas hoje pela consultoria Canalys e levam em consideração os aplicativos baixados na AppStore, da Apple, na Google Play, do Google, na loja do Windows Phone, da Microsoft, e na BlackBerry World, loja de aplicativos da Research in Motion (RIM).

"Os aplicativos tiveram um enorme impacto no modo como os consumidores usam os dispositivos móveis, o que valorizam e o que esperam de seus smartphones e tablets", afirmou Adam Daum, analista-chefe da Canalys. "Esse é um mercado em crescimento de vários bilhões de dólares", acrescentou.

Ahn Young-joon/Associated Press
Lojas de aplicativos da Apple e do Google "permanecem como pesos-pesados" no setor, afirmou o analista sênior da Canalys
Lojas de aplicativos da Apple e do Google "permanecem como pesos-pesados" no setor, afirmou o analista sênior da Canalys

De acordo com a consultoria, Brasil, África do Sul e Indonésia foram alguns dos mercados que registraram o maior crescimento de volume de aplicativos baixados no período, com a rápida expansão da base de usuários de dispositivos. Em termos de receitas com aplicativos pagos, no entanto, mercados mais maduros, como a América do Norte e Europa Ocidental, continuam na dianteira, com índices de expansão nesse intervalo de 8% em ambos os mercados.

Ainda em termos de receitas, a AppStore, da Apple, concentrou 74% do valor movimentado pelo setor no trimestre. Já em relação ao volume de aplicativos, a Google Play liderou, com 51% dos aplicativos baixados no período. "A AppStore e a Google Play permanecem como os pesos-pesados do mundo das lojas de aplicativos. Na comparação, a BlackBerry World e a loja do Windows Phone ainda são concorrentes distantes, embora não devam ser ignorados", afirmou Tim Shepherd, analista sênior da Canalys.

"O duopólio Apple-Google cria alguns desafios para os desenvolvedores de aplicativos, operadoras, investidores e fabricantes de dispositivos, por isso existe grande interesse no possível aparecimento de uma terceiro ecossistema", acrescentou Adam Daum.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página