"Super Mario", "Zelda" e "Pokémon" são trunfo da Nintendo contra concorrência, diz executivo
Desde que o Wii U foi lançado, em 2012, fãs brasileiros amargam a falta de informação e a ausência da Nintendo no mercado do país.
Até hoje não se sabe quando exatamente o console sai por aqui. A empresa diz que o Wii U chega até o final do ano, na mesma época em que o PS4 e o Xbox One --o primeiro prazo dado pela companhia era início de 2013.
A Nintendo vive um momento não muito bom: sete meses após o lançamento mundial, o Wii U contabiliza pouco mais de três milhões de unidades vendidas pelo mundo --cerca de seis milhões a menos do que o Wii durante o mesmo período. Xbox 360 e PlayStation 3 venderam, respectivamente, 5 milhões e 4,3 milhões.
Mesmo perto do lançamento, a empresa preferiu ficar de fora da Brasil Game Show.
Em entrevista à Folha, Bill van Zyll, gerente da Nintendo para a América Latina, comentou sobre a concorrência com os consoles da Microsoft e Sony, se jogos móveis são uma ameaça e a ausência da BGS. Leia a seguir:
Folha - Como a Nintendo vê a concorrência com o Xbox One e o Playstation 4?
Bill van Zyll - Somente a Nintendo é a casa de séries como "Super Mario", "The Legend of Zelda" e "Pokémon", amadas pelos fãs. Nós estamos firmes em nossa crença de que software vende hardware, jogo vende console. Além disso, o Wii U oferece uma experiência única de jogo graças ao controle GamePad e à sua tela sensível ao toque. Somos uma companhia que oferece games para todos os perfis de jogadores.
Por que a Nintendo não vai à Brasil Game Show deste ano?
Nós revelamos muitos títulos durante a E3 2013 [feira de games que aconteceu em Los Angeles, em junho]. Em parte por causa do nosso foco nesse evento e também porque já mostramos o nosso novo console, o Wii U, durante a BGS do ano passado.
Qual é a data de lançamento do Wii U no Brasil? Por que a chegada do console foi adiada do começo para o fim do ano?
Queria dizer para os fãs da Nintendo que a espera está acabando! A meta é lançar o console no Brasil até o final de 2013, totalmente localizado em português. Novamente, digo, nós achamos que jogos vendem consoles, então nos certificamos que o Wii U tenha uma biblioteca interessante e exclusiva de games antes de começar a vendê-lo.
A Nintendo vê o mercado de jogos para celulares como uma ameaça? O 2DS foi projetado como uma resposta ao crescimento do setor?
Projetamos o Nintendo 2DS especificamente para aqueles que estão à procura de um console de games portátil, com um preço acessível, para crianças mais jovens que querem ir além dos games de smartphones e estão prontas para uma experiência de jogo mais completa.
Qual é o maior desafio que a empresa enfrenta no Brasil?
O maior desafio que enfrentaremos com o lançamento do Wii U no Brasil é garantir que nós ofereçamos a melhor proposta de valor para o consumidor.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade