Twitter adquire Gnip, provedora de dados de redes sociais
O Twitter anunciou hoje (15) a compra do Gnip, provedora de dados que fornece informações em tempo real sobre atividades em redes sociais.
A companhia, fundada há oito anos e situada em Boulder, no Colorado, é a mais nova de uma série de empresas de dados adquirida pelo microblog, que tem investido no fornecimento de informações sobre o comportamento de seus usuários a potenciais anunciantes, patrocinadores e outros que necessitam desse tipo de serviço.
Em 2010, a Gnip foi o primeiro parceiro do Twitter a ter acesso ao firehose, sistema de buscas da rede social que filtra todos os tweets públicos disponíveis desde 2006. Marcas, anunciantes e recentemente acadêmicos puderam utilizar estes dados para analisar a atividade na rede social.
A negociação de dados vem provando ser extremamente lucrativa. Em dezembro, a página tinha 241 milhões de usuários mensais ativos no mundo e, no último ano, gerou mais de US$ 70 milhões em receita de licenciamento de seus dados.
"Já tivemos clientes que nos disseram que alguns tweets individuais chegam, às vezes, a valer US$ 1 milhão", disse Chris Moody, diretor-executivo da Gnip, em entrevista no começo do ano.
O negócio pode ser interpretado como uma medida preventiva, trazendo para o Twitter um serviço valioso antes que alguma outra empresa comprasse a companhia. Os detalhes da negociação não foram revelados.
No ano passado, a Apple adquiriu a Topsy Labs, provedora de dados sobre o Twitter similar ao Gnit, e também não revelou os valores da compra, embora o "The Wall Street Journal" - citando fontes familiarizadas com o assunto - tenha estimado que o negócio foi superior a US$ 200 milhões.
"Acreditamos que o Gnip esteja apenas começando a arranhar a superfície", escreveu Jana Messerschmidt, vice-presidente de plataformas e de desenvolvimento de negócios do Twitter, em um post no blog oficial do site, anunciando o acordo.
"Juntos, pretendemos oferecer conjuntos de dados mais sofisticados e enriquecidos, para que ainda mais pesquisadores e empresas, grandes ou pequenos, possam trazer inovações utilizando o conteúdo único que é compartilhado no Twitter", continua o post.
Apesar da Gnip ter sido uma das poucas companhias a ter acesso ao firehose completo, e de ter trabalhado com outras redes sociais, como Tumblr e Foursquare, a empresa deixa a desejar no que diz respeito à análise de dados.
O Twitter ainda não tem planos de desenvolver um sistema de capacidade analítica maior por meio dos serviços da Gnip. Ao invés disso, com a aquisição, o microblog está cortando a necessidade de um intermediador, o que lhe dará mais controle sobre como os dados de seus milhões de usuários estão sendo usados.
James Best Jr./The New York Times |
Twitter tem investido na qualidade do fornecimento de dados para anunciantes |
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