Criador do anúncio pop-up na web pede desculpas
"Eu sinto muito. Nossas intenções eram boas."
Assim escreve Ethan Zuckerman, diretor do Centro para Mídia Cidadã no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) e criador de um dos recursos mais irritantes da internet –o anúncio pop-up–, há mais de 20 anos.
Joi Ito/Flickr/Wikimedia Commons | ||
Ethan Zuckerman, criador do pop-up; ferramenta surgiu para separar anúncios das páginas da web |
Num artigo sobre como o modelo de negócios baseado em anúncios dominou a web, publicado no site "The Atlantic", Zuckerman conta que trabalhava como designer e programador no serviço de hospedagem Tripod.com:
"O modelo que nos sustentou foi o de analisar as páginas dos usuários para que pudéssemos melhor direcionar os anúncios. No caminho, acabamos criando uma das mais odiadas ferramentas de publicidade: o anúncio pop-up.
Era uma forma de associar um anúncio com o site sem colocá-lo diretamente na página, o que os anunciantes temiam que alguém pudesse associar sua marca ao conteúdo.
Especificamente, pensamos no pop-up quando uma grande companhia de carros surtou quando compraram um espaço numa página que celebrava o sexo anal. Eu escrevi o código para rodar a janela com o anúncio de maneira separada".
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