Jay Z oferece dinheiro e ações para artistas em seu serviço de streaming
O rapper Jay Z escolheu alguns dos maiores nomes da indústria musical para serem seus parceiros em seu novo serviço de streaming de música, oferecendo ações da empresa e dinheiro em troca de apoio promocional e de marketing a astros como Madonna e Kanye West
Ao menos 12 artistas estão promovendo o Tidal, serviço de streaming de músicas adquirido pelo rapper Jay Z, cujo nome verdadeiro é Shawn Carter. O cantor recentemente comprou a empresa de música Aspiro, que era dona da Tidal, por US$ 56 milhões.
O real valor dos adiantamentos e das porções das ações que serão dadas aos participantes do serviço ainda não está claro. Mas ao menos a um dos artistas foi oferecido US$ 3 milhões e uma participação nas ações de ao menos 3%, de acordo com um gerente familiarizado com as discussões. A Tidal não quis comentar esse assunto.
O lançamento oficial do Tidal nos Estados Unidos, nesta segunda (30), foi marcado pela intensa campanha via redes sociais de artistas como Coldplay, Rihanna e a banda Arcade Fire, promovendo o serviço usando hashtags no Twitter.
Esse lançamento vem em um momento de intensa competitividade no ramo do streaming de músicas. YouTube e a Apple estão cortejando agressivamente artistas em busca de lançar serviços desse tipo neste ano.
Serviços de streaming pagos geraram US$ 800 milhões em receitas para as gravadoras em 2014 e estão alcançando os downloads como maior fonte de renda na indústria da música nos Estados Unidos, o maior mercado do setor no mundo.
Diferentemente de concorrentes, como o Spotify, o Tidal não terá opções de interação gratuitas. As assinaturas mensais custarão US$ 19,95 (R$ 65). Em troca, o assinante terá áudios e vídeo em qualidade de CD.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade