Nova geração de games está longe do brasileiro, mostra pesquisa
Apesar de estarem no mercado há três anos e meio, PlayStation 4 e Xbox One só estão em, respectivamente, 17,7% e 12,9% das casas de quem joga com consoles.
Por outro lado, 40,9% dos gamers brasileiros ainda têm o Xbox 360, e 35,3% têm PS3, aparelhos da fase anterior, chamada de sétima geração.
Os dados são de uma pesquisa referente a 2016, feita pela Sioux, empresa de games, e pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Em contraste, um estudo da Nielsen de 2017 aponta que, nos Estados Unidos, 5% ainda usam Xbox 360 e 3% jogam com o PlayStation 3.
"Essa fase de transição longa é normal pelo fator financeiro", diz Danilo Parise, professor de marketing de videogames na ESPM. "Os consoles chegaram com um valor pouco acessível no país, e isso impactou as vendas."
O PlayStation 4 importado chegou ao Brasil no fim de 2013, em meio a uma polêmica pelo seu preço, que ia até R$ 4.000. Demorou um ano para a Sony anunciar uma versão feita no Brasil, por um preço 35% menor, que pôde alavancar as vendas.
Já o Xbox One apostou desde o início em fabricação nacional, para não sofrer os efeitos do imposto de importação de mais de 60% do preço final.
"É um reflexo natural da nossa economia, mas já estamos chegando perto do momento da transição em que, se o consumidor não migra, ele perde muito conteúdo", diz Marcelo Tavares, organizador da Brasil Game Show, maior feira de jogos do país.
As vendas do PS4 e do Xbox One só ultrapassaram as da geração antiga no segundo semestre de 2016, de acordo com estudo da GfK.
Tavares acredita que lançamentos de jogos exclusivos para a oitava geração, no fim deste ano, devem melhorar o cenário para os novos consoles.
Estão para sair novos jogos das séries "Red Dead Redemption" "God of War", "Call of Duty" e "Uncharted".
Otimista com a melhora no mercado brasileiro de games, Tavares afirma que sua feira terá 20% mais expositores neste ano do que em 2016.
A pesquisa da ESPM conclui, ainda, que a porcentagem de pessoas que compram jogos usados no Brasil é alta -46% em 2016. Um terço de quem respondeu a pesquisa prefere jogar no computador, outro terço, no celular, e outro, em consoles, empatados.
No smartphone, 78,2% baixam só jogos gratuitos. "Ainda tem essa cultura de não pagar, mas aos poucos as pessoas vão se acostumando com a ideia", diz Parise.
A pesquisa constatou no Brasil o que é tendência mundial -mulheres são 52% dos gamers, especialmente no smartphone, preferido por 48,2% no sexo feminino.
Quanto ao gênero, elas preferem jogos de estratégia, aventura e cartas, enquanto homens preferem ação, corrida e estratégia, nessa ordem.
*
PLAYSTATION 4
Tem versões Pro e Slim, ambas à venda no Brasil
LANÇAMENTO
15.nov.2013
MENOR PREÇO
R$ 1.250,91
24,7% preferem o PS4 no Brasil
17,7% têm o PS4
*
XBOX ONE
Tem uma versão Elite e é vendido com Kinect
LANÇAMENTO
13.nov.2013
MENOR PREÇO
R$ 1.139,05
12,3% preferem o Xbox One no Brasil
12,9% têm o Xbox One
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade