Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2010 - 13h31

Assista à Copa do Mundo pelo celular

Publicidade

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Dificuldades com o fuso horário da Copa, incompatibilidade de agenda e celulares cada vez mais potentes e acessíveis. Esses são alguns dos motivos que farão os torcedores do mundo inteiro se voltarem para os smartphones a fim de acompanhar o maior evento esportivo do planeta.

Segundo pesquisa da Nielsen, divulgada no dia 2 de junho, 51% dos 27 mil entrevistados em 55 países planejam acompanhar o popular torneio.

Destes, 21% disseram que irão obter informações sobre o mundial em seus celulares, e 9% irão baixar aplicativos para seguir as partidas.

No Brasil, 84% querem acompanhar a Copa e 21% disseram que pretendem usar o celular para se manter informados.

"Em 2010, o celular realmente começa a se tornar um veículo para os torcedores de futebol em todo o mundo se aproximarem dos jogos", diz Roger Entner, vice-presidente sênior da Nielsen para inovações de celulares.

Os países onde se planeja usar o celular para seguir a Copa incluem Venezuela (27%) e EUA (23%), informou a Nielsen.

"As pessoas pretendem usar o celular para suprir sua fome de informação. Se você não pode assistir ao jogo ao vivo, vai acompanhar no celular", disse Entner.

Os números na Europa são menores --apenas 3% na Alemanha e na Espanha, por exemplo. O continente está no mesmo fuso horário da África do Sul, o que facilita para os torcedores assistirem aos jogos diretamente pela televisão.

MODELOS

Empresas como Samsung, ZTE e LG já dispõem de celulares que funcionam também como pequenas TVs portáteis. Eles reproduzem o padrão 1-Seg, próprio para dispositivos móveis.

Já a Nokia lançou uma solução diferente: um receptor de sinal via Bluetooth. Ou seja, mesmo que seu aparelho não venha de fábrica equipado, ele pode ser conectado ao receptor para transmitir os jogos da Copa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página