Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2010 - 12h46

Internautas transformam "Cala Boca Galvao" em falso single de Lady Gaga

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 20h31.

O jargão "Cala Boca Galvao" (que permanece desde a última quinta-feira (10) como líder do Trending Topics mundial no serviço de microblogs Twitter, quando foi alçado à primeira posição dos assuntos mais comentados do mundo por internautas brasileiros) "virou" o novo single da cantora Lady Gaga, e foi tema de reportagem do jornal espanhol "El País" nesta segunda-feira.

Na abertura da Copa do Mundo, os internautas brasileiros criticaram o locutor global Galvão Bueno pelo serviço de microblogs.

Folhapress/Reuters
Locutor Galvão Bueno (esq.) e cantora Lady Gaga protagonizaram o meme "Cala Boca Galvao" no Twitter
Locutor Galvão Bueno (esq.) e cantora Lady Gaga protagonizaram o meme "Cala Boca Galvao"

Durante todo o final de semana, o termo (que também é conhecido como meme, uma espécie de pré-condição existencial de uma ideia) se manteve como líder mundial. Logo recuperava a liderança nos momentos em que foi superado.

Outro termo que figurava nos tópicos mundiais era "Boca Galvão".

Foi o pretexto para brasileiros fazerem circular piadas sobre o assunto desde sexta. Internautas começaram a retuitar rumores que mencionavam o meme como a nova música da cantora pop Lady Gaga, cujo tema girava em torno da preservação de uma suposta ave brasileira nativa da Amazônia.

Usuários internacionais do serviço de microblogs perguntavam, em tom aparentemente confuso, onde poderiam baixar a música.

Houve a criação de um vídeo falso falando sobre um falso instituto de apoio à ave. Veja aqui.

Internautas também chegaram a combinar um flash mob (manifestações instantâneas marcadas pela web), no qual todos devem gritar "Cala Boca, Galvão" às 18h locais do dia 20 de junho.

No começo da noite de hoje, a repercussão do caso chegou ao blog do jornal "The New York Times" (veja aqui).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página