Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2010 - 09h16

Empresas gigantes investem em streaming

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

A distribuição de conteúdo por streaming é simples: os dados ficam em servidores externos e cabe ao usuário apenas acessar o que quer consumir, sem ter que baixar arquivos.

O sistema se consolidou ao ser usado em sites de música e desperta o interesse de grandes empresas como Google, Apple, HP, Microsoft e Eletronic Arts.

A Apple, por exemplo, está para lançar funções como o streaming de músicas e filmes para o seu programa iTunes, segundo informou o Boy Genius Report na semana passada.

Com a novidade será possível ver filmes e ouvir músicas dos servidores da Apple em computadores e outros aparelhos da companhia. Além disso, os usuários poderão consumir em aparelhos móveis o conteúdo armazenado no computador.

Já o Google lançou, nos EUA, o Onebox, que permite pesquisar e ouvir músicas direto no navegador e sem download. Os rumores dão conta de que a empresa prepara algo maior para fazer frente ao iTunes.

A HP também investe no ramo. Ela adquiriu a empresa Melodeo, que faz streaming de música, de acordo com o blog Engadget.

MERCADO

O mercado de streaming de música chama atenção pelos números. Em pouco mais de um ano de existência, o site Muziic, por exemplo, transmitiu mais de 250 milhões de vídeos e músicas.

No mundo dos games, o streaming é destaque da plataforma do OnLive, que estreou em junho.

Por meio dela, o usuário acessa e joga seus games a partir de qualquer computador. Ele pode, por exemplo, jogar até um ponto em um computador e, depois, continuar a partida em outra máquina. "Sem discos, sem downloads gigantes de games, sem correções ou updates", promete o OnLive.

A produtora EA (Eletronic Arts) deve seguir esses passos. Em junho, a empresa assinou um contrato com a Gaikai, empresa de transmissão on-line de vídeos.

No caso da EA, os títulos devem ser transmitidos diretamente para o navegador de internet dos usuários.

O Xbox 360 também terá um tipo de streaming, mas, nesse caso, de música. Segundo o anúncio da Microsoft na E3, feira de videogames que ocorre em Los Angeles, o serviço de música Zune deve chegar ao Xbox e trazer a possibilidade de ouvir faixas sem fazer downloads, informou o site Cnet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página