Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2010 - 17h12

Índia ameaça bloquear serviços de e-mail e chat do BlackBerry

Publicidade

DA EFE, EM NOVA DÉLI

O governo indiano ameaçou hoje bloquear os serviços do BlackBerry se a empresa canadense Research in Motion não autorizar, até 31 de agosto, que as agências de segurança indianas tenham acesso a mensagens enviadas.

"Se não fornecerem uma solução técnica antes de 31 de agosto, o governo irá rever sua posição e tomará medidas para bloquear os serviços", advertiu o Governo em comunicado oficial.

O Executivo se referiu ao envio de e-mails e ao chat que o aparelho oferece a seus usuários.

A decisão foi tomada após uma reunião entre o secretário de Interior da Índia, G.K. Pillai, e representantes dos principais serviços de inteligência indianos.

Na reunião, o governo admitiu que as agências de segurança já têm acesso a outros serviços como os de voz e mensagens de texto, por isso a ameaça de bloqueio não recai sobre eles.

O anúncio aconteceu depois da reunião em Nova Déli de um grupo de representantes da empresa fabricante do BlackBerry com o ministro de Interior indiano, P. Chidambaram.

"Foi uma visita de cortesia", disse Chidambaram, ao término do encontro.

Durante as últimas semanas as autoridades indianas já tinham mostrado interesse no acesso à informação contida nestas mensagens para satisfazer suas "genuínas e legítimas preocupações com a segurança", segundo o vice-ministro de Comunicações Sachin Pilot.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página