Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2010 - 02h58

China anuncia criação de seu próprio site de buscas

Publicidade

DA EFE, EM PEQUIM

O governo chinês anunciou que desenvolverá seu próprio site de buscas, iniciativa que representa uma nova etapa nas relações entre a China e o Google, que após meses de discórdia renovou, em julho, sua licença para operar no país.

A agência oficial de notícias "Xinhua" e a China Mobile Communications, a operadora de telecomunicações líder em número de usuários, assinaram um acordo para conduzir o projeto, informou a própria agência.

Segundo o vice-presidente da "Xinhua", Zhou Xisheng, a empresa criará o buscador "sob o nome de Search Engine New Media International Communications".

Zhou disse que a companhia "também trabalhará no desenvolvimento de negócios nos setores de internet, meios impressos e publicidade".

De acordo com o presidente da "Xinhua", o projeto é um esforço da China para proteger sua segurança na informática e impulsionar um desenvolvimento ordenado dos novos meios de comunicação.

Zhou não deixou de lembrar que "os buscadores desempenham um papel cada dia mais importante na difusão da informação e seu impacto na opinião pública".

Sha Yuejia, vice-presidente da China Mobile, declarou que "a nova empresa aproveitará as vantagens das duas partes para oferecer produtos e serviços atrativos e competitivos".

Por enquanto, nenhuma das duas partes quis dar detalhes sobre quando a companhia começará a funcionar e quanto capital será investido.

No final de junho, a China contava 420 milhões de internautas, o maior contingente de usuários no mundo, graças ao aumento de conexões por meio de telefones celulares.

A China superou os Estados Unidos como maior mercado da internet do mundo em fevereiro de 2008, quando chegou a 221 milhões de internautas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página