Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 12h38

Máfia italiana usa SMS na televisão para se comunicar com prisioneiros

Publicidade

DA EFE, EM ROMA

Mafiosos italianos usaram mensagens de celular enviadas a um programa de televisão da Itália para se comunicarem com outros membros de seu clã detidos sob um regime carcerário de isolamento.

Foi o que afirmou o ex-promotor adjunto antimáfia da Itália Enzo Macrì em depoimento na Comissão parlamentar Antimáfia em maio passado, cujo conteúdo é divulgado hoje pela imprensa italiana.

O ex-promotor explicou que alguns clãs do crime organizado usaram os programas de televisão mais famosos para enviar mensagens codificadas, que só podiam ser entendidas por membros do grupo mafioso. Esse esquema só foi revelado graças à delação premiada de um prisioneiro.

"O que nos surpreendeu era a aparente trivialidade do conteúdo das mensagens, por trás das quais, na realidade, eram enviadas mensagens específicas aos mafiosos", detidos num estrito regime carcerário, sem qualquer tipo de comunicação com o exterior, explicou Macrì.

Por um programa da emissora de televisão "RAI", os mafiosos enviavam SMS (mensagens de texto de celulares) durante partidas de futebol do Campeonato Italiano. As mensagens apareciam em tarjas na parte inferior da tela.

O ex-promotor indicou que os responsáveis do programa desconheciam o uso "inadequado" que os mafiosos faziam deste serviço do programa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página