Publicidade
Publicidade
Líder em geolocalização, Foursquare chega a 3 mi de usuários e ganha concorrência
Publicidade
FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES
Dia desses, num restaurante, antes de ver o cardápio, eu liguei o celular. Em poucos minutos, descobri que o estrogonofe era o prato mais elogiado da casa e que era melhor evitar o burrito. Ao final, teclei um recado para os próximos visitantes: "Acabou o pão de queijo, quibe é uma boa pedida".
Recursos assim são possíveis graças a serviços como Foursquare, Gowalla e MyTown, que cada vez mais forçam a porta de entrada em nossas vidas e disputam a liderança de mercado.
Não se trata apenas de avisar seus amigos que você está no cinema ou dar uma dica sobre o melhor drinque de um bar. Por trás desses aplicativos, há uma grande engenharia publicitária, que mantém a roda girando.
Por exemplo, após dar entrada ("check-in", em inglês) no restaurante por meio do aplicativo do Foursquare, o programa avisou que, a cem metros dali, uma loja de roupas Gap dava descontos de 25% para os usuários.
A ABI Research prevê que publicitários gastarão até US$ 1,8 bilhão em propagandas do tipo em 2015.
Mas o número de usuários ainda é baixo, embora o crescimento seja intenso. Pesquisas apontam que de 4% a 11% dos americanos usam aplicativos do gênero. E que 50% deles respondem de alguma forma aos anúncios.
HONRA AO MÉRITO
Os programas também promovem uma gincana virtual. No Foursquare, cada tarefa completada, como visitar uma academia de ginástica, vale um selo. E quem visitar o mesmo lugar mais vezes vira o "prefeito" do pedaço.
O Foursquare é o aplicativo mais badalado atualmente. Lançado há pouco mais de um ano, cresceu de 450 mil usuários em março para 3 milhões em agosto. É um ritmo maior que o do Twitter quando no mesmo estágio.
Para não perder o bonde, até o Facebook, com seus 500 milhões de usuários, lançou um localizador, poucas semanas atrás. Mas, como só funciona nos EUA, serviu de propaganda para os outros.
+ Notícias sobre Foursquare
- Pesquisadora monta mapas de cidade a partir de dados do Foursquare
- Foursquare e MTV lançam campanha nos EUA para prevenção de DSTs
- Foursquare passa da marca de 2,6 milhões de usuários
+ Notícias em TEC
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas