Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 00h18

Wikipedia é usado por mais de 400 milhões de pessoas, diz fundador do site

Publicidade

DA EFE, EM TIJUANA

Quase dez anos depois de ser criado, o site Wikipedia se transformou na enciclopédia online mais usada do mundo, com mais de 400 milhões de usuários, afirmou nesta quarta-feira (13) no México o fundador do portal, Jimmy Wales.

Em entrevista coletiva antes de participar do encontro Tijuana Inovadora 2010, Wales explicou que a Wikipedia oferece um amplo acesso à educação a todos os setores, sobretudo os que têm complicado acesso à informação.

O empresário disse que, atualmente, a companhia trabalha na incorporação de mais idiomas para manter o crescimento. Ele acrescentou que o objetivo há dez anos era transformar a Wikipedia em uma das 50 páginas mais visitadas da rede, objetivo amplamente superado.

Wales destacou que a enciclopédia virtual está hoje entre os cinco sites mais visitados na internet em todo o mundo.

Ele lembrou que o negócio começou quando residia em San Diego, no estado americano da Califórnia, depois de Wales ter alguns fracassos com sites similares.

Atualmente, após dez anos, a Wikipedia conta com 40 funcionários que administram milhões de visitas e entradas todos os dias. O orçamento de gastos previsto para 2011 é de US$ 20,1 milhões.

Wales disse que seus planos são instalar escritórios na Índia e em outros países onde a companhia ainda não se estabelece, a fim de ampliar a oferta educativa.

O empresário assegurou que o site conta com uma série de filtros para garantir a veracidade das fontes, bem como uma rede de pessoas que buscam corroborar o que os colaboradores e usuários escrevem na enciclopédia de livre acesso.

Wales também destacou que, antes da Wikipedia, o acesso à informação era mais complicado em grande parte do mundo, e que agora esta enciclopédia digital é a primeira linha de consulta nas pesquisas de todos os setores, desde estudantil até empresarial.

Atualmente, a Wikipedia conta com mais de 3 milhões de artigos na Internet em inglês, francês e alemão. O número supera o 1 milhão de entradas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página