Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 13h07

Empresas abrem as portas em empreendimentos novos do Google

Publicidade

DA REUTERS, EM SAN FRANCISCO

Uma pequena equipe vem trabalhando desde outubro em um canto silencioso da ampla sede do Google em Mountain View, Califórnia, em um projeto relacionado à descoberta de anticorpos humanos.

Não são funcionários do Google, e seu trabalho não se relaciona em nada à internet, a principal linha de atividades da empresa.

Mas o Google ofereceu à equipe, ligada à sigilosa Adimab, uma empresa de biotecnologia norte-americana, um espaço de trabalho equipado com amplos recursos, entre os quais acesso de alta velocidade à web, salas de reunião e até mesmo uma mesa de pingue-pongue.

A Adimab e quatro outras empresas iniciantes estão entre as primeiras inquilinas do novo Startup Lab, gerido pela divisão de investimentos do Google.

O laboratório representa a mais recente expansão do Google Ventures, o fundo de US$ 100 milhões que o gigante das buscas on-line lançou em março de 2009, oferecendo à empresa a oportunidade de compartilhar das grandes recompensas financeiras que podem vir do investimento em novas companhias, e ajudando-a a criar elos com o veloz mundo das empresas iniciantes.

O laboratório integrado à sede foi concebido para permitir que companhias iniciantes nas quais o Google Ventures tenha investido aproveitem os amplos recursos da empresa. Funcionários do Google oferecem conselhos sobre diversos aspectos, do design de produtos a recrutamento de pessoal, bem como uma presença instantânea no Vale do Silício, disse Bill Maris, o diretor do Google Ventures, em entrevista na sede do Google alguns dias atrás.

E dada a crescente concorrência no financiamento às empresas em seu estágio inicial, o Google Ventures está buscando se diferenciar de outras empresas de capital de risco para e dos chamados angel investors.

"Planejamos grande atividade em termos de investimentos iniciais para 2011", disse Maris, sobre o investimento em companhias que ainda estejam em estágio inicial de desenvolvimento. "O Startup Lab é uma expressão desse interesse."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página