Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2011 - 09h17

Nintendo 3DS funciona mesmo

Publicidade

THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

E não é que funciona mesmo? Na semana passada, em Nova York, a Nintendo enfim revelou detalhes sobre o 3DS, portátil capaz de gerar gráficos 3D sem que o jogador precise usar óculos especiais para vê-los. O aparelho vai chegar às lojas norte-americanas em março, por US$ 250.

Além de rodar jogos em três dimensões, o aparelho tira fotos que saltam da tela e é compatível com toda a biblioteca de títulos do DS, que já vendeu 135 milhões de unidades no mundo.

Divulgação
3DS, portátil da Nintendo que mostra efeito em três dimensões
3DS, portátil da Nintendo que mostra efeito em três dimensões

A Folha testou o Nintendo 3DS, que vem equipado com duas telas: a superior é a responsável pelo efeito 3D, enquanto a inferior é sensível ao toque. Em certos jogos, a sensação de imersão é consideravelmente ampliada com a tela 3D. Por outro lado, jogar por mais de 30 minutos seguidos pode se tornar desconfortável.

É que durante o jogo, ao movimentar os olhos ou mesmo o portátil, por vezes fica fácil perder o foco da tela 3D.

Neste caso, é preciso recuperar o foco novamente, o que em certos jogos pode atrapalhar (imagine perder uma posição na corrida, por exemplo). Ao que parece, jogar no ônibus ou mesmo no avião poderá ser um problema, por causa da trepidação.

Ao lado da tela 3D há uma alavanca para ajustar o efeito e, em último caso, até mesmo desligá-la. Com o efeito desativado, a tela superior exibe gráficos comuns.

A Nintendo preparou uma linha variada de games para a chegada do 3DS.

Há opções para todos os gêneros, desde o futebol de Pro Evolution Soccer 11 -que, na verdade, nada mais é do que a versão para PSP adaptada aos gráficos 3D- até os gatos e cães virtuais de Nintendogs + Cats.

Duas das melhores opções para os jogadores no início da vida do 3DS vêm da Capcom: Super Street Fighter IV ganhou um modo dinâmico para reproduzir lutas em três dimensões, enquanto Resident Evil: Mercenaries 3D mostrou visual de primeira na matança de mortos-vivos.

Um dos títulos mais interessantes chama-se AR Games. Trata-se de uma coletânea de jogos que usam realidade aumentada e que vêm com cartões que a câmera do 3DS deve focalizar. Feito isso, os cartões dão lugar a monstros e outros obstáculos no game Archery, e o jogador deve tentar acertá-los, inclusive tendo que mover o próprio aparelho. No Brasil, por enquanto, o 3DS não tem preço definido.

A data de lançamento, por sua vez, será "o mais próximo possível do lançamento mundial", segundo a própria Nintendo.

De seguro mesmo só o fato de que entre as linguagens nativas dos sistema do console estará o português do Brasil, fato inédito em um videogame da empresa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página