Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2011 - 23h35

Grupo norte-americano transforma memes em apresentações

Publicidade

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

O segundo dia de Social Media Week, fórum de discussão sobre mídias sociais que acontece durante toda a semana na faculdade FAAP, em São Paulo, encerrou com o inusitado grupo Meme Factory, que transforma memes e virais da internet em pocket shows (apresentações teatrais curtas).

Com uma apresentação de cerca de 1h, que começou às 21h40, com 40 minutos de atraso, o grupo norte-americano combinou as falas da palestra com imagens que apareciam sumultaneamente em três telões instalados no palco.

Foram centenas de memes que apareceram nas projeções e norteavam a apresentação. Gifs animados, Lolcats, Sad Keanu, além dos brasileiros Tenso, Ronaldo! e É uma cilada, Bino!, foram alguns exemplos usados pelo grupo para conduzir uma conversa com os participantes sobre a natureza errática e sem sentido dos memes da internet.
A palestra foi bem animada e interativa, que arrancou risadas da platéia mesmo após um dia inteiro de evento.

Algumas apresentações pode ser encontradas no site MemeFactory. Sempre são exposições bem humoradas sobre memes e virais.

Mais cedo os participantes aproveitaram outras palestras, entre elas, um bate-papo sobre os "trolls", comentaristas destrutivos que 'atropelam' os outros internautas com comentários contundentes, e a divulgação de pesquisa da agência JWT, que mostrou que as mídias sociais (blogs, Twitter, Facebook, Orkut e afins) são pautadas pela mídia tradicional. A mídia tradicional, por sua vez, é pouco pautada pelas mídias sociais --e, em especial, pelos blogueiros independentes.

"A maioria esmagadora do que se fala em mídias sociais é de caráter pessoal. E os blogs independentes, que nos EUA geram conteúdo original que pauta a mídia tradicional, são muito pouco relevantes no Brasil", diz o vice-presidente de planejamento da JWT, Ken Fujioka.

Em sua segunda edição, o Social Media Week acontece em São Paulo até o dia 11 de fevereiro. O evento é realizado simultaneamente em outras oito cidades, nos EUA, Europa e Ásia. A transmissão ao vivo das palestras da SMW pode ser acompanhada no site oficial do evento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página