Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2011 - 07h32

Análise: Somos ciborgues há dezenas de milhares de anos

Publicidade

HÉLIO SCHWARTSMAN
ARTICULISTA DA FOLHA

Ciborgues, mentes escapando para fora do cérebro. Esses termos, empregados por Amber Case, são praticamente um convite a discutir o que a filosofia chama de problema mente-corpo.

Como conciliar espírito e matéria? Percebemos nossos pensamentos como algo qualitativamente distinto dos fenômenos corpóreos dos quais eles parecem depender. Mais ainda, se admitimos que a ideias são imateriais, como explicar que minha decisão de pegar um copo resulte na movimentação de um objeto?

A maioria dos filósofos, seguindo os impulsos naturais da maioria da humanidade, oferece respostas dualistas ao problema, isto é, reconhece que matéria e espírito são realidades distintas por natureza, ainda que possam afetar um ao outro, por mecanismos em geral obscuros. O autor que defendeu essa teoria com mais vigor foi René Descartes (1596-1650).

A partir do século 20, entretanto, o monismo começou a ganhar força. Por essa teoria, a dicotomia não faz sentido. Nossa mente não é mais do que o amontoado de impulsos eletroquímicos produzidos por nosso corpo.

Quem defende esse ponto de vista é o neurologista português António Damásio, autor de "O Erro de Descartes". Para Damásio, é um erro imaginar que apenas a mente pensa. O corpo e as emoções desempenham um papel-chave no que chamamos de pensamento racional. Grande parte dos processos aí envolvidos ocorre em níveis que não são acessíveis à consciência, notadamente estruturas límbicas e até mesmo receptores sensórios.

Todas essas estruturas mais os módulos cerebrais ligados em rede criam uma espécie de mapa em tempo real que nos dá a sensação de que a mente é autônoma em relação ao corpo, mas isso não passa de uma ilusão. Esse modelo, que ganha cada vez mais aceitação nos meios acadêmicos, tem implicações interessantes.

O fato de estarmos nos tornando ciborgues, isto é, de usarmos tecnologia para ampliar capacidades sensoriais e mnemônicas, provavelmente não é tão importante assim. Ou, pelo menos, não é algo inédito. Afinal, há várias dezenas de milhares de anos usamos ferramentas que nos tornam mais fortes e rápidos e faz pelo cinco milênios que contamos com a escrita.

Isso não significa, é claro, que a era digital não vá alterar nossa forma de pensar. Só que o candidato mais verossímil para fazê-lo são as modificações culturais que ela engendra, não os gadgets eletrônicos que operam apenas como extensões de nossos sentidos e membros.

E a cultura, já há evidências, é capaz de produzir alterações biológicas de origem genética. O caso mais notável é o advento da criação de gado leiteiro, que levou povos pastoris a desenvolver tolerância à lactose ao longo de toda a vida.

Quais são as mudanças culturais relevantes e o que exatamente elas provocarão em nossas mentes são questões sobre as quais podemos apenas especular.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página