Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2011 - 10h24

Brasil está perto de ser o sexto mercado do Google, diz Schmidt

Publicidade

DA REUTERS, EM BUENOS AIRES

O Brasil caminha para se tornar o sexto maior mercado do Google, enquanto a companhia abre novos escritórios na América Latina para se consolidar na região onde mais cresce no mundo, disse na quinta-feira (3) seu diretor-executivo, Eric Schmidt.

A receita do Google na América Latina aumentou entre 50% e 100% no ano passado, impulsionada pela recuperação econômica da região após a recessão provocada pela crise financeira mundial.

Thomas Pete/Reuters
Eric Schmidt, diretor-executivo do Google; segundo Schmidt, o Brasil está perto de ser o sexto mercado da empresa
Eric Schmidt, diretor-executivo do Google; segundo Schmidt, o Brasil está perto de ser o sexto mercado da empresa

"Isso significa que estamos quase duplicando (nosso faturamento) a cada ano", disse Schmidt em entrevista em Buenos Aires.

Só a América Latina representou entre 2% e 3% da receita global do Google de US$ 29,3 bilhões (R$ 48,2 bilhões) em 2010, que tem concentração nos Estados Unidos e na Europa. Mas Schmidt acredita que essa situação irá mudar.

"Será uma porcentagem muito maior muito rapidamente... por exemplo, o Brasil está a caminho de se tornar o nosso sexto maior mercado", afirmou.

O Google tem aproximadamente 500 funcionários na América Latina, onde abriu novos escritórios em Santiago, no Chile, em Bogotá, na Colômbia, e em Lima, no Peru.

A rede social Orkut, propriedade do Google, é um dos sites mais visitados no Brasil.

Além do crescimento econômico, Schmidt assegurou que a melhoria na banda larga e a expansão do comércio eletrônico estavam impulsionando os negócios do Google na região.

"A América Latina é nossa região de maior crescimento... praticamente todos os países estão crescendo agora entre 50% e 100%", afirmou.

YOUTUBE

Schmidt disse que o Google não está ansioso para que seu serviço de vídeos YouTube se torne rentável.

"A rentabilidade não é tão importante para nós. O que é realmente importante para o YouTube é construir um grande negócio para seus sócios", afirmou ele, referindo-se aos anunciantes.

O diretor-executivo da empresa explicou que o YouTube é "quase" rentável.

Schmidt cederá em abril sua posição de diretor-executivo da companhia a seu cofundador Larry Page para assumir o cargo de presidente-executivo a fim de concentrar seus esforços nas alianças e relações com governos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página