Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2011 - 18h22

Conheça o cérebro de seu supertelefone

Publicidade

LEONARDO MARTINS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Antes relegados a segundo plano enquanto acompanhavam a disputa de músculos do hardware, os sistemas operacionais para celulares inteligentes se transformaram no verdadeiro cérebro dos aparelhos. Na disputa entre grandes empresas, quem tiver mais QI ganha espaço.

Com processadores que atingem a capacidade de PCs, os aparelhos agora precisam de interfaces que saibam lidar com toda a potência.

Nos próximos anos, a polarização de sistemas será bem clara: Google e Apple, que já dominam grandes fatias do mercado, terão a companhia da Microsoft. E todos buscam criar seus próprios ecossistemas.

Com a parceria entre Nokia e Microsoft para o desenvolvimento de aparelhos com Windows Phone 7, o atual sistema operacional líder no mercado global, Symbian, perde espaço trimestralmente. Sua participação é roubada principalmente pelo Android, sistema operacional do Google.

Baseado em Linux, o sistema aberto está presente em dezenas de aparelhos e é atualizado frequentemente pela gigante das buscas.

A plataforma intuitiva do Android conta com uma loja com mais de 150 mil aplicativos e sincronia perfeita com todo o pacote Google (Gmail, Calendar, Google Maps). O crescimento do sistema intensificará as vendas de "smartphones" em 58% em 2011 e levará o Android a 50% do mercado em 2015, segundo a consultoria Gartner.

O principal problema dos aparelhos com Android, desenvolvido desde 2005, é sua rápida obsolescência diante da alta frequência de atualização do sistema. Iniciadas em 2007, as atualizações são acompanhadas com atraso por fabricantes e operadoras.

Enquanto o Google anuncia a versão 2.3 do Android, ainda existem aparelhos no Brasil vendidos com a defasada versão 1.6.

DESAFIANDO OS ROBÔS

A segunda grande força do mercado está presente em apenas quatro aparelhos. O iOS, sistema operacional da Apple, nasceu em 2007 com o primeiro iPhone e revolucionou o mercado ao apostar em telas sensíveis ao toque e aplicativos. Hoje, no iPhone 4, o trunfo da empresa de Steve Jobs é o gigante ecossistema por trás dos aparelhos. São mais de 350 mil aplicativos na App Store e mais de 10 bilhões de downloads.

Ao contrário do Android, seu principal concorrente, o sistema da Apple é considerado fechado, com menor capacidade de personalização pelo usuário. Aplicativos passam por rigorosos testes antes de entrar na loja, as transferências de arquivos dependem exclusivamente do iTunes e a impossibilidade de visitar sites que utilizam Adobe Flash estão entre as reclamações mais frequentes.

Já o Windows Phone 7, anunciado no ano passado pela Microsoft e ainda não disponível no Brasil, surge como um sistema diferente esteticamente, que foge do formato de lista de ícones e se apoia em pequenos "azulejos" na tela.

A promessa é a integração com serviços como a Live, plataforma de jogos on-line do Xbox 360, e com o Zunepass, sistema disponível apenas nos EUA que faz streaming legal e ilimitado de músicas por um valor mensal.

Apesar da expectativa de vários parceiros de hardware no lançamento, as vendas ficaram abaixo do esperado. Por se tratar de um sistema novo, detalhes como habilidade multitarefa ficaram de fora da primeira versão.

Porém a parceria com a Nokia para desenvolver smartphones em conjunto fez o instituto de pesquisas Gartner afirmar que o WP7 será segundo colocado no mercado de smartphones em 2015, com 19,5% de participação no mercado global, atrás apenas do Android.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página