Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2011 - 18h13

Android amplia liderança no mercado de smartphones

Publicidade

DA REUTERS, EM HELSINQUE

A plataforma Google Android subiu à posição dominante no mercado de smartphones no primeiro trimestre, informou o grupo de pesquisa Canalys hoje (4), ampliando sua vantagem sobre a Nokia.

A notícia destaca a velocidade com que o Google, que oferece seu software gratuitamente aos fabricantes de celulares, chegou à liderança no mercado de celulares inteligentes, deixando para trás inclusive a Apple.

Google e Apple revolucionaram o mercado de smartphones em poucos anos, causando sérios problemas para a antiga líder de mercado, Nokia.

HTC, Samsung, Sony Ericsson, Motorola e LG estão todas apostando no Google Android para construir posição forte no mercado de smartphones, que cresce rapidamente.

A Canalys informou que o mercado de smartphones avançados cresceu 83% no primeiro trimestre, ante o mesmo período em 2010, atingindo 101 milhões de unidades vendidas.

Enquanto a plataforma do Google ampliava sua participação em 35%, ante menos de 10% um ano antes, a plataforma Nokia Symbian registrava queda de 45% para 26% do mercado.

O levantamento da Canalys indicava que o Android já havia conquistado a liderança do mercado no quarto trimestre, mas a vantagem era pequena, e outros analistas ainda consideravam que o Symbian detivesse a liderança do mercado.

Para tentar reparar sua posição debilitada entre os smartphones, a Nokia anunciou em fevereiro um acordo para usar o software Microsoft Windows Phone 7 em seus aparelhos.

A Canalys avalia que esse anúncio tenha enfraquecido ainda mais a posição da Nokia nos mercados em que as operadoras distribuem celulares aos clientes.

As vendas de smartphones da Nokia no primeiro trimestre caíram 20% em seu mercado de origem, a Europa Ocidental, com relação ao primeiro trimestre de 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página